Os Bandidos do Cante e a fadista Raquel Maria integram a animação musical da Feira Internacional de Artesanato, Design e Outras Artes (Fiada), que se realiza na Covilhã de 04 a 07 de Setembro e reúne mais de 50 expositores.
Na Feira, que visa aliar o artesanato ao design, para potenciar a inovação de produtos, assim como dar ferramentas aos artesãos, vão estar presentes, 40 expositores, escolhidos entre 142 candidaturas.
“Foi um processo de seleção mais desafiante”, afirmou a vereadora com o pelouro da Cultura na Câmara da Covilhã, Regina Gouveia, durante a conferência de imprensa de apresentação do evento, ao lado dos vários parceiros envolvidos.
No Jardim das Artes, onde se concentram as iniciativas, vão estar também presentes mais dez ‘stands’ de entidades destas áreas convidadas, além de expositores com “sabores locais”.
As cidades criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO, na sigla em inglês) portuguesas na área do artesanato, Barcelos, Caldas da Rainha e Castelo Branco, vão estar representadas, assim como a cidade criativa do design Bilbao, de Espanha.
Segundo Regina Gouveia, “este ano estará presente mais inovação, que se traduz em eficácia”, sublinhando que tem existido a intenção de em cada edição ter “sempre algo novo, que surpreenda, que preencha lacunas ou corresponda a um objetivo que se considera importante”.
“Teremos mais artes, mais interações com outros projetos, com outras entidades”, enfatizou.
Estão previstas várias exposições, instalações e, na Tenda Eco-Creators e na Tenda Fiada por Miúdos, vão ser promovidas várias oficinas criativas para adultos e para crianças, com foco no design e na sustentabilidade.
Com o intuito de investir na capacitação dos artesãos, vai decorrer um seminário, dinamizado pelo Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE) e pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), sobre requisitos para ter esse estatuto e medidas de apoio.
Estão também previstas ações de formação para artesãos sobre estratégias e recursos que ajudem a divulgar e valorizar o trabalho feito.
A Fiada será também palco do II Encontro de Autores da Região das Beiras e Serra da Estrela, com atividades associadas, como um concerto de piano e poesia por João Semedo e Pedro Lacerda, no dia 06 de setembro, no Jardim das Artes, às 14:00.
O cartaz musical conta, além de outros nomes, com um concerto de Noura, dia, 05; da fadista Raquel Maria, dia 05; dos Bandidos do Cante, dia 06; e das Tresmoças, dia 07.
No último dia são entregues os prémios Melhor Peça de Artesanato Inovação Pelo Design e Melhor Peça de Artesanato Identidade Covilhã.
A vereadora com o pelouro da Cultura sublinhou que se procurou acentuar o evento como um espaço de cruzamentos e de encontro.
“Tentámos fazer convergir várias entidades, vários projetos, porque este deve ser um lugar de encontros”, vincou Regina Gouveia.
A quarta edição da Fiada tem um orçamento de 70 mil euros.
A Covilhã tem o selo Cidade Criativa da UNESCO na área do design desde 2021.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet