Um tapete lúdico-pedagógico inspirado no Jogo da Glória vai ficar instalado no Museu da Covilhã, para dar a conhecer a história, personagens, peças, acontecimentos do concelho e também o território.
O jogo “Covilhã Covillana: uma história feita de fios” ficará em permanência no local e é inaugurado em 03 de agosto, data em se celebra o quarto aniversário da abertura do Museu da Covilhã, considerado em 2022 o Melhor Museu do Ano pela Associação Portuguesa de Museologia.
Segundo a vereadora com o pelouro da Cultura neste município do distrito de Castelo Branco, a intenção é reforçar os meios para “cumprir a missão” do Museu da Covilhã “de uma outra forma”.
“Este jogo é uma abordagem diferente para continuarmos a trabalhar no sentido de mais conhecimento sobre a nossa identidade, do nosso património, seja o património cultural, no sentido mais restrito, material e imaterial, seja também o património ligado à natureza”, disse à agência Lusa Regina Gouveia.
A autarca realçou que a criação da nova ferramenta se insere na preocupação da “mediação de públicos”.
“Nós estamos a querer captar mais gente que ainda não é utilizadora ou visitante regular do museu. Estamos a querer ligá-los ao museu”, acrescentou a vereadora com o pelouro da Cultura.
A coordenadora do espaço, Sandra Ferreira, frisou que esta é uma estratégia para se poder “aprender mais”, não apenas sobre o que está no interior do Museu da Covilhã, “mas também ir à descoberta do território, promovendo o contacto com o património cultural, a natureza ou a gastronomia”.
A responsável pormenorizou, em declarações à Lusa, que as perguntas tanto podem ser sobre um quadro, uma figura ou algum aspeto que pode ser visto no espaço museológico como sobre o que está “fora de portas”.
Sandra Ferreira acrescentou que se trata de um jogo com diferentes níveis de dificuldade, adaptável a diferentes faixas etárias e, por isso, integrado no espírito de acessibilidade do Museu da Covilhã.
O jogo “Covilhã Covillana: uma história feita de fios” consiste num tapete de 2,5 metros, com seis peões e ilustrações coloridas, sobre as quais pode ser lançado um dado e a cada casa correspondem cartas com perguntas e desafios dinâmicos.
Podem jogar um máximo de seis participantes ou equipa em cada jogo.
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