Castelo Branco: Proteção Civil Municipal culpa negligência humana causa da proliferação de incêndios

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Castelo Branco alerta e apela à população para redobrar os cuidados no uso do fogo, numa altura em que o concelho tem sido repetidamente afetado por incêndios rurais causados por atos negligentes.

  • Região
  • Publicado: 2025-07-30 00:01
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Nos últimos dias, registaram-se diversos incêndios no concelho de Castelo Branco, quase todos com origem humana, e em grande parte motivados pela realização de queimas ilegais de sobrantes agrícolas - algumas feitas em dias com risco de incêndio muito elevado ou máximo, contrariando claramente os avisos e interdições em vigor.

Em nota de imprensa, o Serviço Municipal de Proteção Civil refere que, apesar dos repetidos alertas, há ainda quem insista teimosamente em desrespeitar as regras básicas de segurança, colocando em perigo não só o património natural do nosso território, como também vidas humanas e bens materiais. 

Relembra que: 

• Durante a fase crítica de incêndios, é expressamente proibido fazer queimas sem autorização e fora das condições legais. 

• O uso de fogo em espaços rurais, mesmo que com intenção agrícola, tem de obedecer a regras apertadas, especialmente em dias de risco de incêndio elevado. 

• A negligência no uso do fogo pode dar origem a processos contraordenacionais e criminais, sendo passível de multas pesadas e responsabilidade penal. 

A Proteção Civil Municipal reforça que os incêndios não acontecem por acaso - são, na sua maioria, evitáveis. Quando se usa o fogo de forma descuidada, está-se a contribuir diretamente para a destruição da floresta, do território e, em última instância, a colocar em causa a segurança de todos. 

Pede encarecidamente à população que: 

• Consulte o risco diário de incêndio através do site do IPMA ou dos canais oficiais da Proteção Civil; 

• Não realize queimas ou qualquer uso de fogo sem autorização ou sem verificar as condições de segurança; 

• Denuncie comportamentos de risco. A prevenção começa em cada um de nós. Seja parte da solução, não do problema. Proteja-se, proteja os outros, proteja o nosso concelho. Serviço Municipal de Proteção Civil de Castelo Branco.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB