GNR reforça patrulhamento

A Guarda Nacional Republicana, desde o dia 23 de julho, e até o perigo de incêndios o justificar, encontra-se a reforçar o patrulhamento de visibilidade direcionado para a prevenção de incêndios, em todo o território nacional.

  • País
  • Publicado: 2025-07-26 15:53
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A GNR está atenta à previsão de agravamento do perigo de incêndio, e tendo em consideração o aumento das temperaturas, a previsão de vento forte e a diminuição da humidade relativa do ar, previstos para os próximos dias.  

A GNR, através das suas várias valências, nomeadamente de Proteção da Natureza e do Ambiente, Territorial e Investigação Criminal, irá intensificar a vigilância em determinadas zonas do país, nomeadamente nos locais em que o risco previsto seja elevado, muito elevado e máximo, com o intuito de prevenir a ocorrência de comportamentos de risco e de incêndios rurais.

Neste âmbito, a GNR apela à população para a importância de adoção de comportamentos seguros, nos espaços florestais e agrícolas, nos dias de risco de incêndio muito elevado e máximo, devendo evitar, nomeadamente:

·         Fumar, fazer lume ou fogueiras;

·         Fazer queimas ou queimadas;

·         Lançar foguetes e balões de mecha acesa;

·         Fumigar ou desinfestar apiários, salvo se os fumigadores estiverem equipados com dispositivos de retenção de faúlhas;

·         Circulação de tratores, máquinas e veículos de transporte pesados que não possuam extintor, sistema de retenção de faúlhas ou faíscas e tapa chamas nos tubos de escape ou chaminés.

No âmbito das suas competências, desde 1 de janeiro e até ao dia 21 de julho de 2025, a Guarda realizou mais de 28 699 patrulhas no âmbito da vigilância e deteção de incêndios rurais, que resultaram na detenção de 29 indivíduos pelo crime de incêndio florestal e ainda na identificação de 458 suspeitos. Ainda neste âmbito, foram registados 3 678 incêndios rurais, os quais resultaram em 11 539 hectares de área ardida provisória.

Do total de incêndios investigados pela GNR, no que diz respeito às suas causas, 35% são devidos ao uso negligente do fogo (queimas, queimadas, entre outros), 22,5% são causas indeterminadas21,5% são devidos a incendiarismo13,3% devem-se a causas acidentais (transportes e comunicações), 5,9% são derivadas de reacendimentos1,3% são causas naturais e 0,5% devem-se a causas estruturais (caça e uso do solo).

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB