Proença-a-Nova: Casa do Benfica vai ter aulas de Jiu Jitsu Brasileiro a partir de Setembro

A partir de Setembro de 2025, Proença-a-Nova vai passar a contar com aulas regulares de Jiu Jitsu Brasileiro, dinamizadas pelos professores Hugo Miguel Rodrigues e Flávio Vieira, através da Casa do Benfica de Proença-a-Nova.

  • Desporto
  • Publicado: 2025-07-18 07:28
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Esta será uma novidade praticamente exclusiva na região, uma vez que a modalidade tem ainda pouca expressão no distrito, com a presença apenas de algumas escolas.

As aulas destinam-se a maiores de 14 anos e irão decorrer três vezes por semana – às segundas, quartas e sextas-feiras – com hora de início incerta, mas prevista entre as 19h00 e as 19h30 e uma duração prevista de uma hora e meia. As inscrições podem ser efetuadas diretamente na Casa do Benfica de Proença-a-Nova ou através do e-mail rubikjiujitsu.panova.cb@gmail.com.

Segundo Hugo Miguel Rodrigues, a escolha de iniciar as aulas apenas com adultos está relacionada com o objetivo de dar a conhecer a modalidade à comunidade de forma mais consciente e aprofundada: “Não quero ter ali jovens só para estarem ocupados, quero começar com os adultos para que a comunidade saiba o que pode ganhar com esta arte marcial.” A longo prazo, o objetivo poderá passar por alargar a oferta a crianças, mas só após um trabalho de base sustentado com os adultos.

O Jiu Jitsu é uma arte marcial com características próprias, sendo uma modalidade de luta agarrada, sem socos nem pontapés (na vertente desportiva), e com o objetivo de levar a luta para o chão, aproveitando o sistema de alavancas, chaves e estrangulamentos, equilibrando, ou até dando vantagem, a pessoas fisicamente menos fortes ou de menor estatura, o que a distingue de outras práticas tão ou mais conhecidas. Os treinos realizam-se sempre a pares e simulam situações reais de luta. Para além do aspeto físico, o Jiu Jitsu promove também o desenvolvimento psicológico e da resiliência. “Ensina muito as pessoas a nível psicológico, resiliência e de condição física”, destaca o responsável.

Embora a vertente competitiva esteja presente na modalidade, a participação em competições será uma opção individual de cada praticante. Hugo Miguel Rodrigues sublinha ainda que, em média, são necessários cerca de 10 anos de prática para se atingir o nível de faixa preta, no caso de adultos.

Quem estiver interessado em experimentar ou inscrever-se pode contactar através do e-mail rubikjiujitsu.panova.cb@gmail.com ou dirigir-se diretamente à Casa do Benfica de Proença-a-Nova.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB