Rotary Club de Castelo Branco realiza palestra sobre Aleitamento Materno

O Rotary Club de Castelo Branco vai promover uma palestra sobre  Saúde Materno-Infantil e Aleitamento Materno, que decorrerá no Hotel Rainha D. Amélia, em Castelo Branco, na próxima 3ªfeira, 15 de Julho às 21:00 horas.

  • Região
  • Publicado: 2025-07-13 17:18
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

O aleitamento materno é a forma de alimentar a criança com leite produzido pela mama. O aleitamento materno exclusivo é recomendado pela Organização Mundial de Saúde, até aos 6 meses, uma vez que o leite materno contém todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável da criança, e ainda substâncias imunoprotetoras. Para além disso, o leite materno está sempre disponível e na temperatura ideal.

A iniciativa do Rotary Club pretende sublinhar que a alimentação da criança através da amamentação contribui para a interação mãe-filho que pode contribuir para reforçar o laço afetivo entre mãe e filho. Para além disso, existem também vantagens específicas para cada um.

De referir que as vantagens para a criança fornece todos os nutrientes necessários para um desenvolvimento saudável; o leite materno é seguro, contém anticorpos que ajudam a proteger a criança das doenças infantis como diarreia, infeções respiratórias, otite, ajuda também a reduzir o risco de síndrome de morte súbita do lactente, infeções graves com hospitalização, infeções urinárias e refluxo gastro esofágico (conteúdo do estômago que volta ao esófago) – porque aumenta o esvaziamento gástrico.

Além destes benefícios imediatos, o aleitamento parece contribuir para que, quando adolescentes ou adultos, tenham menor probabilidade de desenvolvimento de doenças crónicas como a diabetes, excesso de peso e obesidade, maloclusão dentária, doença cardiovascular ou doença inflamatória intestinal.

Períodos mais longos de amamentação têm sido também consistentemente associados a um quociente de inteligência superior em 2.6.

As vantagens para a mãe pode facilitar a perda de peso após o parto, reduz o risco de desenvolvimento de cancro na mama e nos ovários, de diabetes, hipertensão, enfarte agudo do miocárdio e síndrome metabólico. A amamentação está também associada a benefícios económicos para a família.

A palestra é aberta a toda a comunidade, sendo necessário confirmação de presença através do correio eletrónico: secretariacb@rotary-cb.org. A referida palestra procura assinalar o Mês da Consciencialização da Saúde Materno-Infantil de Rotary Internacional.

 

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB