Autárquicas25 Castelo Branco: Coligação realizou primeiro Sunset “SEMPRE por todos”

“Um momento de escutar, de partilhar e de compromisso com o futuro! Um futuro onde queremos que os jovens tenham um lugar central! Queremos que sejam parte ativa na construção do futuro do nosso concelho. Um futuro próspero, sustentável, coeso. 

  • Região
  • Publicado: 2025-07-13 16:10
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Com todos e para todos!”, foi este o mote que José Augusto Alves deu aos jovens no sunset “SEMPRE por todos” que decorreu na esplanada As Palmeiras esta sexta-feira, 11 de Julho.

O evento, organizado pela coligação que integra o movimento SEMPRE, o PPD/PSD e o CDS/PP foi um momento de convívio, música e política, reunindo diversas personalidades da esfera autárquica e partidária.

No primeiro discurso público como candidato autárquico, José Augusto Alves afirmou que “a nossa candidatura não olha para os jovens como um grupo à parte, mas como agentes centrais da mudança” avançando de seguida com medidas específicas para os jovens nas áreas “emprego, conhecimento, futuro”.

“Emprego, porque sabemos que muitos de vocês saem da nossa terra à procura de oportunidades. Queremos inverter essa lógica: criar condições para que surjam mais oportunidades aqui, que os jovens possam trabalhar, empreender e realizar os seus projetos em Castelo Branco”, garantiu.

O Programa Empreende Jovem, apresentado no sunset pelo candidato da coligação, inclui medidas concretas como “apoio financeiro a jovens com ideias de negócio, projetos de mentoria e apoio à investigação e desenvolvimento e promoção de intercâmbios com ecossistemas empreendedores, dentro e fora do país”.

“Mas esta vertente económica não vive isolada! Assenta na valorização do conhecimento e do mérito! Na Educação, na Cultura e no Desporto”, concluiu.

Estiveram também presentes o deputado e presidente da Juventude Social Democrata, João Pedro Louro, a deputada social-democrata Eva Brás Pinho e João Miguel Pais, secretário-geral da Juventude Popular.

“A juventude esteve sempre presente nas grandes transformações da sociedade e é um orgulho ver que a juventude de Castelo Branco percebe que não é uma inevitibildade ter um concelho ao abandono, sem vida, sem crescimento económico, que não é uma inevitibilidade os jovens da cidade terem de sair para estudar, trabalhar e construir o seu projeto de vida”, afirmou no seu discurso, João Pedro Louro. 

O deputado do PPD/PSD defendeu que “este projeto autárquico procura aliar a juventude e a renovação com a experiência porque sabe que isso pode garantir que exista atração de investimento que permita que os jovens fiquem em Castelo Branco e lançar uma estratégia importante para reter o talento albicastrense no concelho”.

Joáo Miguel Pais, secretário geral da Juventude Popular, lembrou a importância de “freguesia a freguesia, concelho a concelho se continuar a apostar nos jovens porque Portugal precisa de nos próximos 50 anos ter uma geração ativa, combativa e acima de tudo corajosa”.

“Agarre a juventude que aqui nasceu porque eles não se esquecem de onde são, mesmo indo para fora, gosta das suas terras e se sai daqui não é porque deixa de amar é porque não existem oportunidades para cá trabalhar”, foi o repto deixado a José Augusto Alves, pelo secretário geral da JP.

A deputada Eva Brás Pinho, também presente no sunset, esteve com os jovens numa mesa redonda de perguntas e respostas rápidas afirmando que “todos os temas são temas de juventude, não é só as oportunidades de emprego ou a educação também nos diz respeito a sustentabilidade da segurança social, o investimento feito na ferrovia, na rodovia, nas grandes infraestruturas porque são investimentos que vão demorar muito tempo a serem pagos e os jovens têm o direito de se sentar á mesa pra discutir e decidir todos esses temas”.

Em Castelo Branco, “é essencial que os jovens lutem pela igualdade de oportunidades para o seu concelho, melhores universidades e serviços públicos que vos permitam manter a vossa vida aqui sem ter de sair para Lisboa, por exemplo”, finalizou a deputada do PPD/PSD.

Durante o Sunset, foram ainda apresentadas duas das mandatários jovens da candidatura autárquica “Sempre por Todos”, Joana Valente Baleiras e Adriana Torres, dois exemplos “inspiradores” que “provam que, quando confiamos nos jovens, o concelho só tem a ganhar!”, reforçou José Augusto Alves.

Joana Valente Baleiras tem 23 anos, acabou de concluir o mestrado em Engenharia e Gestão Industrial. Passou pela Associação de Estudantes da ESALD, foi presidente do Núcleo de Estudantes de EGI da UBI, e desde 2023 integra o Senado da Universidade, revelando um elevado compromisso cívico.

Adriana Torres tem 20 anos, estuda Engenharia Civil no Técnico, foi atleta de alta competição em judo, seis vezes campeã nacional e medalhada em taças da Europa. Participa ativamente em eventos desportivos, sem nunca deixar cair o seu percurso académico de excelência.

A animação musical ficou a cargo do DJ Sergy e o evento contou ainda com um mini concerto do cantor albicastrense Catana, que dá voz à música oficial da coligação.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB