Diário Digital Castelo Branco - Beira Baixa e Cáceres criam Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Diário Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Beira Baixa e Cáceres criam Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) e a Diputación Provincial de Cáceres, Espanha, vão criar um Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) na região.

  • Região
  • Publicado: 2025-07-10 22:40
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Em comunicado enviado à comunicação social, a CIMBB explicou que as duas instituições comprometeram-se a elaborar uma carta de compromisso até ao início do mês de agosto, sendo este o primeiro passo para a formalização do AECT.

“As duas entidades concordaram na importância da criação de um Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial na região”.

Os AECT foram criados pelo Parlamento Europeu em 2006 com o objetivo de facilitar a cooperação transfronteiriça, transnacional e interregional entre os Estados-membros ou entre as respetivas autoridades regionais e locais.

Segundo o Parlamento Europeu, os AECT permitem a estes parceiros executar projetos conjuntos, partilhar experiências e melhorar a coordenação em matéria de ordenamento do território.

O presidente da CIMBB, João Lobo, e o seu homólogo da Diputación Provincial de Cáceres, Miguel Ángel Sanchez, realçaram as dificuldades que as duas regiões enfrentam, pelo facto de estarem longe dos centros de decisão política, e salientaram a importância de trabalharem juntas.

“Foram já identificadas preocupações comuns, como o desenvolvimento do território, a rede viária (mais concretamente a conclusão do IC31) e a fixação de população nos territórios transfronteiriços”.

O Conselho Intermunicipal da Beira Baixa reuniu, na terça-feira, com o Presidente da Diputación Provincial de Cáceres, Miguel Ángel Sanchez, durante a reunião mensal ordinária do órgão, que se realizou no Salão Nobre da Câmara Municipal de Oleiros.

A CIMBB é uma associação de âmbito territorial que visa a realização dos interesses comuns aos municípios que a integram, designadamente pela promoção do desenvolvimento social, económico e cultural, que reforça a identidade do território e o sentimento de pertença da sua comunidade.

O seu âmbito geográfico compreende os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB