O Cluster Agroindustrial do Centro (InovCluster) está a promover um projeto para impulsionar a internacionalização das pequenas e médias empresas (PME) do setor agroalimentar, nas fileiras estratégicas de vinhos, azeites, queijos e enchidos.
O Taste & Feel Portugal 2.0 é liderado pela Inovcluster e conta com a participação do Núcleo Empresarial da região de Évora (NERE).
O projeto “visa impulsionar a internacionalização das PME [pequenas e médias empresas] portuguesas do setor agroalimentar, com especial foco nas fileiras estratégicas de vinhos, azeites, queijos e enchidos”, explicou a InovCluster.
Segundo o promotor, estas fileiras foram escolhidas “por representarem produtos com forte potencial de exportação e ligação ao território nacional”.
O Taste & Feel Portugal 2.0 tem como mercados-alvo a Alemanha, Polónia, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Canadá e Estados Unidos da América (EUA).
Ao longo do desenvolvimento do projeto vão ser realizadas diversas atividades, como a apresentação e divulgação de tendências internacionais do setor agroalimentar, realização de estudos de mercado e guias para o marketing internacional, ações de promoção internacional bem como outro tipo de missões.
O projeto é cofinanciado pela União Europeia, através do Programa Temático Inovação e Transição Digital (COMPETE 2030), com investimento total elegível de 614.058,46 euros e o prazo para a sua conclusão é 31 de março de 2027.
A InovCluster, sediado nas instalações do Centro de Apoio Tecnológico da Agroalimentar, em Castelo Branco, tem como objetivo aumentar a competitividade de dois sistemas produtivos locais e regionais e procura afirmar a região Centro de Portugal a nível nacional e internacional.
Criado em 2009, conta hoje com com 147 associados, dos quais 112 são empresas, 15 são associações/cooperativas, 12 instituições de ensino superior, instituições de I&D ligados ao setor agroindustrial e agroalimentar e oito entidades públicas.
A InovCluster tem sido apoiada pelo município de Castelo Branco e é financiada pelo COMPETE (Programa Operacional Fatores de Competitividade) e pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet