O Multiusos das Devesas Altas, em Oleiros, recebeu de 8 a 11 de Maio, mais uma edição da Feira do Livro, dinamizada pelo Município em parceria com o Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade (AEPAA), voltando a reunir leitores de todas as idades, numa verdadeira celebração da literatura e da cultura local.
A edição de 2025 ficou marcada pela apresentação da banda desenhada “O Descobrimento do Tibete – A saga do Padre António de Andrade”, editada pelo Município de Oleiros.
No evento contabilizaram-se cerca de 500 livros vendidos, com especial destaque para as obras infantis e juvenis, para além do facto de ter apresentado um leque diversificado de títulos e temáticas para todos os públicos, cumprindo o propósito desta iniciativa: promover hábitos de leitura e aproximar a comunidade ao universo dos livros.
Ao longo dos quatro dias, o público pôde adquirir livros e participar em diversas atividades. A manhã de sexta-feira foi especialmente animada para os mais pequenos, com a presença de “A Senhora da Mala Lilás”, que encantou as crianças do pré-escolar com histórias e muita interação.
Um dos momentos altos da programação da Feira do Livro de 2025 foi a apresentação da banda desenhada “O Descobrimento do Tibete – A saga do Padre António de Andrade”, da autoria de Joaquim Magalhães de Castro e com edição a cargo do Município de Oleiros. Perante uma plateia composta maioritariamente por crianças e jovens do Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade (AEPAA), o autor deu a conhecer a história do ilustre missionário jesuíta. No final, cada aluno recebeu um exemplar da obra, oferecido pelo Município de Oleiros, representado pelo Vice-Presidente Paulo Urbano.
Joaquim Magalhães de Castro destacou a importância deste formato para aproximar as novas gerações da história: “Falamos tanto em promover o Interior que esta é uma forma de enaltecer heróis de carne e osso, ligados a aldeias e vilas, que fizeram coisas incríveis pelo Mundo fora e que ninguém os conhece”, referiu. A obra, ilustrada por Rafael Antunes, pretende facilitar a transmissão da epopeia do Padre António de Andrade num registo acessível aos mais jovens.
Também o Presidente da Câmara Municipal de Oleiros sublinhou a relevância deste trabalho: “O lançamento desta publicação é mais um passo no caminho da divulgação da notável epopeia do Padre António de Andrade, o que temos vindo a empreender. O Padre António de Andrade já é a figura central do filme promocional de Oleiros, premiado em concursos internacionais. Para além disso, o Município vai organizar em setembro a 2.ª edição do Himalaias Trail, que também presta homenagem ao Padre António de Andrade. Temos trilhado um caminho de não deixar que o seu feito caia no esquecimento”, concluiu.
Na noite de sexta-feira, o Sarau Cultural, dinamizado pelos alunos do AEPAA, voltou a encher o Multiusos de música, dança e talento, num ambiente de grande envolvimento da comunidade. Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal, Miguel Marques, saudou todos os presentes e destacou: “É um gosto ver este pavilhão cheio e com tantas crianças. Hoje podemos orgulhar-nos de dizer que todas as crianças do nosso Concelho podem ter a sua formação superior com o apoio do Município, nomeadamente com o pagamento das propinas e também das bolsas de estudo. É um investimento que a Câmara Municipal está a fazer e que certamente terá o seu retorno.”
O Diretor do AEPAA, Filipe Domingues, reforçou a importância de incentivar a leitura: “tanto o Agrupamento de Escolas como o Município de Oleiros optaram por reverter a favor do comprador o desconto do editor.”
No dia seguinte, a palestra “Há sempre a lembrança!”, conduzida pelo Capitão-Tenente Adelino Brás Rodrigues da Costa, da Associação 25 de Abril, emocionou os presentes. O ex militar recordou os horrores e o sofrimento da Guerra do Ultramar, trazendo testemunhos e reflexões sobre a vivência dos combatentes. No final, os participantes visitaram a exposição homónima, patente na Casa da Cultura de Oleiros, onde o orador felicitou o Município pela qualidade do trabalho de recolha e pela forma cuidada como a exposição foi organizada e apresentada.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet