Diário Digital Castelo Branco - Castelo Branco: Queijo vai ser Rei de 9 a 11 de Maio em Alcains Diário Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Queijo vai ser Rei de 9 a 11 de Maio em Alcains

O Portugal Cheese Festival está de volta à vila de Alcains, concelho de Castelo Branco, de 9 a 11 de Maio, nas instalações da antiga Escola EB 2/3 José Sanches, com entrada gratuita e um programa repleto de sabor, cultura, experiências e partilha de conhecimentos. 

  • Economia
  • Publicado: 2025-05-06 23:12
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Inspirado na emblemática Feira do Queijo de Alcains, que simboliza a ligação da região à arte, qualidade de origem e produção de queijo, o Portugal Cheese Festival é mais do que uma simples feira de queijos. Promove o debate sobre toda a cadeia de valor do setor, celebrando a arte, a qualidade e a tradição da produção de queijo na região, entre conferências e palestras, áreas de exposição e comercialização, showcookings, concursos de queijo, gastronomia, artesanato, espaço infantil, concertos e animação. Este ano, o evento terá uma mascote. 

Mais uma novidade para este projeto de afirmação estratégica e espaço de excelência onde o queijo é rei. As Conferências terão lugar no sábado, numa iniciativa coordenada pelos parceiros Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar (CATAA), InovCluster - Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, Ovibeira e Associação de Produtores de Queijo do Distrito de Castelo Branco (APQDCB). 

O jornalista João Maia Abreu será o moderador oficial das Conferências, onde 22 oradores de renome irão abordar temas relevantes para a fileira do queijo e os setores relacionados, focando-se nas áreas da qualificação, circularidade, sustentabilidade, descarbonização, inovação, valorização e tradição. 

Na edição deste ano, estarão presentes 75 expositores: 30 produtores de queijo; 15 de produtos endógenos, como enchidos, vinhos, licores, azeite, salgados, mel, compotas, frutos secos e bolos tradicionais; 7 de artesanato; 19 bares e 4 restaurantes, numa área de restauração com pratos típicos confecionados com os melhores ingredientes locais. Haverá, ainda, espaço com animais, rações, maquinaria e plantas. 

O Concurso de Queijos, cuja entrega dos Prémios será no sábado à tarde, conta com a participação de 8 queijarias, estando 39 queijos inscritos para 8 categorias de prémios: Queijo da Beira Baixa DOP Amarelo, Queijo da Beira Baixa DOP Castelo Branco, Queijo da Beira Baixa DOP Picante, Queijo de Ovelha Curado, Queijo de Cabra Curado, Queijo de Mistura Curado, Queijo Queimoso e Queijo Inovação. Os showcookings serão protagonizados pelo Chef José Júlio Vintém, pelo Chef Rafael e pelo Chef Fábio Bernardino. O cartaz musical do evento é liderado por Diogo Piçarra na sexta-feira, Delfins no sábado e Jorge Guerreiro no domingo.

O Festival inicia-se no dia 9, às 16h00, com a atuação da DESERTUNA - Tuna Académica da Universidade da Beira Interior, seguida de uma Demonstração de Fabrico de Requeijão pela Tapada das Sortes. 

A Abertura Oficial está agendada para as 19h00, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, da Vereadora Patrícia Coelho, da Presidente da Junta de Freguesia de Alcains, Milena Santos, e com a animação musical do grupo Trotto Saltarello. 

Às 22h30, sobe ao palco o cantor, compositor e produtor português Diogo Piçarra, que conquistou o primeiro lugar nas vendas e foi certificado Disco de Ouro (2016) e Disco de Platina (2017) com o seu álbum de estreia ‘Espelho’ (2015), somando sucessos desde então e assumindo-se como um dos maiores sucessos da música nacional atual. A terminar a sexta-feira, à meia-noite, temos a atuação do DJ Karizma.

 2º dia, 10 de maio, sábado: A partir das 10h00 de sábado, inicia-se o painel de Conferências, sendo a primeira intitulada ‘Uma Fileira Qualificada (IGP/DOP) O que falta para Valorizar a Região?’ que terá como oradores: Pedro Cardoso (Ovibeira), Rodrigo Almeida (APQDCB), Luísa Barros (KIWA SATIVA) e Celso Lopes (investigador e especialista). Às 10h30, realiza-se o Passeio de Bicicletas ‘Volta das Damas’, organizado pela AVA - Associação de Veteranos de Alcains, exclusivo para mulheres, e às 10h50 começa a Conferência ‘Soro de Leite: O Desafio da Valorização e Regulamentação’, com os oradores: DGAV - Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (orador a confirmar), Dora Pereira (consultora), Mário Cristóvão (CATAA). 

Com início às 11h00, a ALZINE irá fazer o habitual Peddy Papper e a ALCATÉNIS organiza o Torneio de Mini-Ténis. Ainda na parte da manhã, terá lugar a Conferência ‘PEPAC - Visão e Oportunidades’, com a oradora Maria João Marcelino (CAP - Confederação dos Agricultores de Portugal), e a Conferência ‘Caminhos para as emissões zero do setor agroalimentar’, que contará com as intervenções de Christelle Domingos (InovCluster), Daniel Sousa (Colab4food), Inês Barreto (CATAA), João Dias (IPBeja), Licínio Aleluia (DAMAR - Queijos Tavares) e Miguel Carnide (RDI). Ao meio-dia, atua a Sociedade Filarmónica de Louriçal do Campo e, durante a hora de almoço, o Chef José Júlio Vintém fará um showcooking e a Câmara Municipal de Borba protagonizará ‘Borba, cidade do Vinho, e ecossistema de produtos endógenos’. 

Na parte da tarde, às 14h00, a AVA realiza o Torneio de Matraquilhos e, meia hora depois, Joaquim Alves e Hélder Alves compõem a Conferência ‘Quinta do Pomar - Uma história de gerações até ao melhor Queijo do Mundo’. Às 15h00, pode-se assistir à atuação da Associação Filarmónica Retaxense e à Conferência sobre a ‘Paraíba, Maior Produtor de Leite de Cabra do Brasil com Queijos Premiados’, que terá como protagonista Rosália Lucas, Secretária de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Económico da Paraíba. 

A tarde será ocupada com mais 3 conferências: ‘O Queijo - Paradigma de vida, Queijaria Monte da Vinha’, com Joana Garcia; ‘Controlo de Processos e Tratamento de Dados no Agroalimentar - Soluções de Impacto na Produção e Competitividade’, com a participação de Paula Sampaio (Data Colab) e Ricardo Roque (BRAINR); e ‘Parâmetros de Referência para a Qualidade do Leite Destinado ao Fabrico de Queijo da Beira Baixa DOP’, com os contributos de António Moitinho Rodrigues (CERNAS) e David Raimundo Crespo (HIPRA). 

Também acontecerão outras atividades em simultâneo, como o Peddy Beer, organizado pela ALZINE, o Workshop Tecelagem, a atuação de ginástica da Zakigym, animação musical com ARCA Concertinas, Paramotores e a transmissão do jogo de futebol entre Benfica e Sporting.  Destaque para a Entrega de Prémios do Concurso de Queijos Portugal Cheese Festival 2025 que está marcada para as 16h40. Ao final da tarde, às 19h00, haverá um showcooking com o Chef Rafael. 

Às 22h30, os Delfins darão um concerto de celebração dos 40 anos de carreira, que promete ser uma viagem no tempo inesquecível, onde a emoção e a música se entrelaçam. A banda emblemática do pop-rock português conquistou o coração dos fãs nos anos 90 e 2000, tornando-se uma verdadeira referência no cenário musical a nível nacional.  A noite termina com a atuação do DJ Sergy, desde as 00h00 até às 02h00. 3º dia, 11 de maio, domingo: 

A manhã começa às 10h00, com o Passeio Pedestre organizado pela Papa-Léguas. Às 11h30, no recinto do Festival, atuará a Tuna da Universidade Sénior Alcains. Ao meio-dia, haverá o ‘Momento Prefeitura do Conde’ (Brasil), com o orador Dante Tomei, seguindo-se um showcooking com o Chef Fábio Bernardino.

Na parte da tarde, terá lugar um Flash Mob, pela Academia de Dança Maria Francisca; um Workshop de Tecelagem; Paramotores; animação teatral com o Teatro Váatão, com a duração de 1h30; e às 19h00, o concerto de Jorge Guerreiro promete ser um espetáculo cheio de energia e boa disposição. 

Com mais de 10 anos de carreira, o cantor Jorge Guerreiro tem vindo a conquistar o coração do público, tanto em Portugal como no estrangeiro.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB