O Salão da Assembleia Municipal da Sertã acolheu esta 2ªfeira, 5 de maio, a apresentação pública de uma ação conjunta e inédita de cooperação e promoção internacional, entre o Município da Sertã e as Comunidades Intermunicipais (CIM) do Alto Minho e do Cávado.
Esta ação pretendeu apresentar a participação destas três entidades no Festival Gastronómico Internacional "Maillot à Table!", que terá lugar no próximo dia 17 de maio, no Palais des Congrès, em Paris.
Para tal, a ação contou com a presença de Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, Mariana Fernandes, em representação da CIM do Alto Minho, Mário Constantino, Vice-Presidente da CIM Cávado e Isabelle de Oliveira, Presidente do Institut du Monde Lusophone. Esta ação conjunta, que resulta na participação destes territórios no Festival "Maillot à Table!", tem como principais objetivos promover a gastronomia, a cultura, as tradições e os recursos endógenos destas regiões, fomentando o intercâmbio de saberes e fortalecendo os laços de cooperação com o território francês, em particular com regiões que partilham afinidades e interesses comuns no setor gastronómico.
No caso da Sertã, esta participação decorre da estratégia de internacionalização que o Município tem desenvolvido, no sentido de afirmar o concelho da Sertã pelas suas variadas potencialidades, expõe Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã. “Importa promover os produtos locais, valorizá-los e ajudar à sua comercialização, importa também divulgar o território com vista à atração de turistas” e, além disso, “divulgar o território para atração de investimento para o concelho”, explicou o autarca.
Mariana Fernandes, da CIM Alto Minho, realçando o papel da gastronomia como um “dos elementos mais distintivos e mobilizadores da nossa identidade”, aponta como principal objetivo desta participação no Festival Gastronómico Internacional "Maillot à Table!", a promoção da “gastronomia e cultura regional” dando a “conhecer a riqueza de produtos, de sabores e das tradições das três regiões”. Por sua vez, Mário Constantino fala num “aguçar o apetite”, numa forma de convite para visitar Portugal, nomeadamente estas três regiões e assim descobrir “o melhor que se faz no nosso território”.
Isabelle de Oliveira, Presidente do Institut du Monde Lusophone, levantou um pouco mais o véu sobre este Festival Gastronómico Internacional, que este ano realiza a sua primeira edição e que conta com a participação de 15 países, onde “Portugal terá um papel de destaque”. Para lá de mostrar e dar a conhecer a gastronomia e a cultura portuguesas, Isabelle de Oliveira reconhece que a participação destas três comunidades vem “criar sinergias entre França e Portugal” ao mesmo tempo que vem “estreitar os laços com a nossa diáspora, muitas vezes esquecida”.
A participação neste Feira Internacional conta com a colaboração da Associação de Produtores da Sertã (AproSer). Em Paris, o concelho da Sertã far-se-á representar pelo seu ex-libris, o Maranho da Sertã, mas também com degustações de Bucho, queijos de cabra e enchidos, empadas, cartuchos de amêndoa, vinhos, azeite, mel e Kombucha de Medronho, entre outros.
O Festival Gastronómico Internacional "Maillot à Table!", acontece a 17 de maio, no Palais des Congrès, em Paris, com organização do 17º arrondissement de Paris, e o apoio Câmara de Comércio e Indústria de Paris, entre outras entidades parisienses. Para além de Portugal, conta com representações de: Arménia, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Coreia do Sul, Espanha, Geórgia, Guatemala, Haiti, Cazaquistão, Lituânia, Maurícias, Moldávia, Peru, Filipinas, San Marino e Itália, Nepal, Togo e Zimbabué.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet