Por: Diário Digital Castelo Branco
A iniciativa, realizada no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Voluntariado, decorreu na Biblioteca Municipal António Salvado em Castelo Branco e teve como objetivo reforçar a importância do voluntariado como um pilar essencial para o desenvolvimento das comunidades e para a promoção de uma cidadania ativa e solidária.
Durante a ação, foram apresentados testemunhos de voluntários/as, destacando o impacto das suas atividades na vida das pessoas e nas organizações que apoiam. Além disso, foram discutidos temas como a ética do voluntariado, os desafios atuais enfrentados no setor e as estratégias para fortalecer a rede de voluntariado local.
O BLV reafirmou o seu compromisso em incentivar a participação cívica, criando oportunidades para que todas as pessoas possam contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva. Não havendo uma estrutura semelhante no concelho, o BLV é uma resposta única e inovadora, funcionando como um espaço de encontro entre pessoas que querem ser voluntárias e instituições promotoras. A rede de entidades parceirasinclui a Câmara Municipal de Castelo Branco, a Junta de Freguesia de Castelo Branco,a AVISO | Associação Voluntario Idoso Só, o Banco Alimentar Contra a Fome, a Cáritas Interparoquial de Castelo Branco, a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Castelo Branco, o IPDJ | Instituto Português do Desporto e Juventude, a Liga dos Amigos do Hospital Amato Lusitano, a Liga Portuguesa Contra o Cancro, o RAS | Reciclagem, Arte e Solidariedade e a Santa Casa da Misericórdia Castelo Branco.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet