Covilhã promove 3ª Trienal de Design

A Trienal de Design da Covilhã vai ser apresentada, na próxima terça-feira, 12 de Novembro, às 15:30 horas, no Foyer do Teatro Municipal da Covilhã, num evento que integra a terceira edição da Covilhã Creative Week. 

  • Região
  • Publicado: 2024-11-08 08:42
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Promovida pelo Município Covilhanense, com organização e produção da Ideias Emergentes, a Trienal de Design decorre entre março e junho de 2025 e promete marcar a agenda cultural da região, afirmando-se como um evento transformador e disruptivo que deve contribuir decisivamente para cimentar a cultura de Design, com base na inovação e criatividade. 

Recheado de iniciativas culturais e artísticas, tais como exposições, conferências, oficinas, residências artísticas e laboratórios, o evento também conta com inúmeras parcerias locais, numa estratégia que visa reforçar a identidade local e contribuir para atrair turistas, a partir da utilização criativa do património industrial e da qualidade da paisagem.

As linhas gerais e programáticas deste evento vão ser dadas a conhecer na terça-feira, numa sessão que conta com a presença de Regina Gouveia, Vereadora com o Pelouro Cultura do Município da Covilhã, de Frederico Duarte e Vera Sacchetti, Curadores da Trienal e de Ricardo Gil, Diretor Executivo da Trienal.

A designer e performer Vivien Tauchmann, que vai estar em residência criativa durante a Trienal, também vai estar presente para um apontamento artístico, que abre o pano ao trabalho que irá realizar em 2025 na Covilhã. 

Paralelamente, cerca de uma dezena de produtores locais vão participar numa mostra de produtos (entre queijo, vinhos, doces, padaria/pastelaria), que contribuirá para aproximar a Trienal aos agentes da região.

A Trienal de Design da Covilhã é um dos pilares chave do Plano de Ação da nomeação da Covilhã como Cidade Criativa Unesco na Área do Design, chancela alcançada em 2021. 

Com curadoria de Vera Sacchetti e Frederico Duarte, a Trienal vai reunir, apresentar e debater as melhores práticas e projetos internacionais sobre a capacidade de mediação do Design entre os setores da produção e dos serviços e as geografias em que se inserem, com base no conceito de “Design Biorregional”.

Apresentará também exemplos regionais de Design, envolvendo e associando os diferentes atores da cidade e da região: administração regional e local, universidades, associações, profissionais – designers e artesãos – e atividades de serviços, agrícolas e industriais, conferindo assim um contributo significativo para o reconhecimento do trabalho das comunidades locais e para a sua divulgação nacional e global.

Engloba igualmente componente participativa e lúdica muito forte, orientada tanto para as comunidades locais como para os visitantes, com o objetivo de promover uma “cultura do Design” para a cidade e a região, sustentada em pressupostos como a qualidade de vida, a sustentabilidade ambiental, a valorização cultural, e criatividade e o conhecimento.

Este será o primeiro momento, inicial e revelador, da Trienal de Design da Covilhã, uma iniciativa de projeção, agregação da cidade e da região a partir do potencial transformador do design enquanto disciplina.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB