No âmbito do processo de candidatura da Estação Náutica de Oleiros (ENO), o Municípo, enquanto entidade coordenadora, procedeu na sexta-feira passada, 27 de Setembro, à assinatura do protocolo da Rede de Parceiros da ENO.
A cerimónia decorreu em Álvaro com um fabuloso cenário sobre o Zêzere, tendo contado com participação, por videoconferência, de António José Correia, da Fundação Oceano, e de Luís Ferreira, enquanto consultor desta candidatura.
Os vários parceiros formalizaram o seu envolvimento com um projeto que representa um elevado potencial para a diversificação da oferta turística, a redução da sazonalidade e a captação de novos segmentos, para além de valorizar os recursos náuticos, acrescentar valor ao produto gerado e gerar riqueza e emprego no território.
“A candidatura a Estação Náutica de Portugal irá contribuir para reforçar a afirmação de Oleiros como destino de turismo náutico, associado às práticas desportivas e de lazer, integrando o turismo náutico na restante oferta do território”, sustentou Miguel Marques, Presidente da Câmara Municipal de Oleiros.
Apesar de serem maioritariamente destinos de costa, também os territórios do interior têm condições para integrar a rede. O Município usufrui de condições amplamente atrativas através do Rio Zêzere, das ribeiras, albufeiras ou atividades aquáticas para integrar esta rede.
“Queremos afirmar o nosso concelho como destino turístico associado às práticas desportivas e de lazer, integrando o turismo náutico na restante oferta do território, salvaguardando, por outro lado, os princípios do desenvolvimento sustentável”, reforçou o autarca.
A Estação Náutica de Portugal, que congrega as 38 Estações Náuticas existentes no país, é uma rede de oferta turística náutica de qualidade, organizada a partir da valorização integrada dos recursos náuticos existentes no território, que inclui a oferta de alojamento, restauração, atividades náuticas e outras atividades e serviços relevantes para a atração de turistas e visitantes.
A coordenadora executiva da ENO, Inês Martins, destacou que este projeto "vem reforçar a aposta na especialização na área do Turismo, o que levará ao reconhecimento do concelho enquanto destino diferenciado e fornecedor de recursos de qualidade, a nível nacional e internacional".
A candidatura a Estação Náutica tem como entidade certificadora a Fórum Oceano.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet