O inicio da primeira Marcha LGBTQIA+ de Castelo Branco, decorreu na parte de a tarde deste sábado, 14 de Setembro, em frente à Câmara Municipal de Castelo Branco, onde esteve presente o Presidente, Leopoldo Rodrigues, uma vez que a autarquia apoiou a iniciativa e disponibilizou apoio logístico e espacial, autorizando a realização da Marcha e um espaço público para realizar um arraial após a sua realização.
Horas antes do início do evento, agendado para as 16:30, mais precisamente às 09:13 horas, o Bloco de Esquerda (BE) de Castelo Branco enviou um email às redações dos média a anunciar que a “deputada do Bloco de Esquerda, Joana Mortágua, estará presente na 1ª Marcha de Castelo Branco do Orgulho LGBTQIA+, que se realiza hoje, com início às 16h30 na Praça do Município”, suposta presença que o Diário Digital anunciou ás 10:21 https://www.diariodigitalcastelobranco.pt/noticia/66661/castelo-branco-joana-mortyagua-presente-na-marcha-lgbtqia-
Tomando conhecimento que Joana Mortágua não esteve presente á hora agendada, como horas antes o Bloco de Esquerda comunicou, o Diário Digital questionou o partido pelo mesmo email que recebeu a presença da deputada, ccdcastelobranco@gmail.com “Porque é que é que a Sra deputada Joana Mortágua não compareceu?", não tendo o Bloco de Esquerda de Castelo Branco respondido até ao fecho da edição deste artigo.
De referir que a primeira Marcha LGBTQIA+ de Castelo Branco, para além do apoio logístico que a Câmara Municipal, que disponibilizou para dar apoio logístico e espacial, também garantiu a licença de ruído necessária, no entanto, o restante (material, licenças musicais, cachês, etc.) foi a organização da Marcha que obteve.
O evento foi organizado pelo “Marcha do Orgulho Albicastrense” (MOA), que pretende que seja anual na cidade, no entanto, diz não ter fins lucrativos e, por ser ainda um grupo informal, está a ser-lhes difícil garantir apoios financeiros institucionais.
O LGBTQIA+ é um movimento político e social que defende a diversidade e busca mais representatividade e direitos para essa população. O seu nome demonstra a sua luta por mais igualdade e respeito à diversidade. Cada letra representa um grupo de pessoas.
O significado da sigla LGBTQIA+
L = Lésbicas
São mulheres que sentem atração afetiva/sexual pelo mesmo gênero, ou seja, outras mulheres.
G = Gays
São homens que sentem atração afetiva/sexual pelo mesmo gênero, ou seja, outros homens.
B = Bissexuais
Diz respeito aos homens e mulheres que sentem atração afetivo/sexual pelos gêneros masculino e feminino.
Ainda segundo o manifesto, a bissexualidade não tem relação direta com poligamia, promiscuidade, infidelidade ou comportamento sexual inseguro. Esses comportamentos podem ser tidos por quaisquer pessoas, de quaisquer orientações sexuais.
T = Transgênero
Diferentemente das letras anteriores, o T não se refere a uma orientação sexual, mas a identidades de gênero. Também chamadas de “pessoas trans”, elas podem ser transgênero (homem ou mulher), travesti (identidade feminina) ou pessoa não-binária, que se compreende além da divisão “homem e mulher”.
Q = Queer
Pessoas com o gênero ‘Queer’ são aquelas que transitam entre as noções de gênero, como é o caso das drag queens. A teoria queer defende que a orientação sexual e identidade de gênero não são resultado da funcionalidade biológica, mas de uma construção social.
I = Intersexo
A pessoa intersexo está entre o feminino e o masculino. As suas combinações biológicas e desenvolvimento corporal – cromossomos, genitais, hormônios, etc – não se enquadram na norma binária (masculino ou feminino).
A = Assexual
Assexuais não sentem atração sexual por outras pessoas, independente do gênero. Existem diferentes níveis de assexualidade e é comum essas pessoas não verem as relações sexuais humanas como prioridade.
+
O símbolo de “mais” no final da sigla aparece para incluir outras identidades de gênero e orientações sexuais que não se encaixam no padrão cis-heteronormativo, mas que não aparecem em destaque antes do símbolo.
Além dessas letras, que são as mais comuns, atualmente, há algumas correntes que indicam para uma sigla completa. É composta por: LGBTQQICAAPF2K+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queer, Questionando, Intersexuais, Curioso, Assexuais, Aliados, Pansexuais, Polissexuais, Familiares, 2-espíritos e Kink).
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet