Idanha-a-Nova: Alcafozes recebeu apresentação de livro impedida por grupo de extrema-direita no CCR

A apresentação pública do livro “Mamã, quero ser um menino!”, da autora Ana Rita Almeida, realizou-se no dia 25 de Agosto em Alcafozes, concelho de Idanha-a-Nova. A apresentação do livro foi interrompida no Centro Cultural Raiano (CCR), por membros da associação de extrema-direita 'Habeas Corpus' no passado dia 3 de Agosto, 

  • Cultura
  • Publicado: 2024-08-28 23:41
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Desta vez, a obra foi apresentada pela jornalista Fernanda Gabriel, numa mesa que contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, e do presidente da União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes, Vítor Mascarenhas.

A sala esteve cheia para acolher o primeiro trabalho da jovem de 30 anos, que cresceu em Alcafozes, que evoca os valores do amor, do respeito e da liberdade.

“O livro é sobre uma menina, a Benedita, que representa todas as crianças que se sentem diferentes”, começou por explicar Ana Rita Almeida. “A obra mostra que não devemos julgar os outros pelas diferenças. Escrevi-a, em primeiro lugar, para as crianças da minha família – as minhas sobrinhas e o meu afilhado – mas também é dirigida a todas as crianças que se sintam diferentes e a quem cuida ou convive com elas.”, referiu a autora durante a apresentação.

Por seu lado, o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova realçou que a autarquia “tem apoiado muitos autores, do concelho e de fora, por acreditar que o seu trabalho enriquece a nossa cultura: sejam livros de poesia, prosa, infantis, história, tradições, gastronomia, entre outros temas”

Armindo Jacinto enalteceu “a coragem e o arrojo” de Ana Rita Almeida para “escrever sobre temáticas que merecem ser debatidas, mas que nem sempre são recebidas de forma muito tolerante por alguns sectores da sociedade”. Para o autarca, “a intolerância é mais uma razão para se escrever. A nossa sociedade tem de saber ouvir os outros sem comportamentos de violência, mesmo quem pensa diferente de nós. Celebramos os 50 anos do 25 de Abril e os valores da liberdade têm de continuar a ser defendidos e consolidados todos os dias”.

A apresentação da obra “Mamã, quero ser um menino!” esteve a cargo de Fernanda Gabriel. A jornalista mostrou-se “muito feliz pelo convite para apresentar um livro muito bonito, escrito em poesia e com excelentes ilustrações, que transmite uma mensagem sobre a importância de nos aceitarmos uns aos outros”.

Ainda nesta sessão, Vítor Mascarenhas, presidente da União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes, deu os parabéns a Ana Rita Almeida pelo desafio de “escrever um livro para crianças sobre um tema atual”. Assegurou que “a Junta de Freguesia apoia este livro” e terminou com um apelo para que “permaneça o amor”.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB