Diário Digital Castelo Branco - Castelo Branco: Câmara Municipal apoia primeira Marcha LGBTQIA+ na cidade Diário Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Câmara Municipal apoia primeira Marcha LGBTQIA+ na cidade

A “Marcha do Orgulho Albicastrense” (MOA) promovida por um grupo informal de jovens de Castelo Branco, vai juntar-se este ano, pela primeira vez, para organizar a 1ª marcha LGBTQIA+ da cidade, agendada para dia 14 de Setembro.

  • Região
  • Publicado: 2024-08-16 18:18
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Este é um evento que a MOA pretende que seja anual na cidade, no entanto, não tem fins lucrativos e, por ser ainda um grupo informal, está a ser-lhes difícil garantir apoios financeiros institucionais para este ano. Segundo a informação enviada ao Diário Digital, tem vindo a receber alguns apoios pontuais e a Câmara Municipal disponibilizou-se para dar apoio logístico e espacial. Conseguiu garantir, para além da autorização à realização da Marcha, um espaço público para realizar um arraial pós-marcha. 

A autarquia garante a autorização para utilização desse espaço, bem como a licença de ruído necessária, no entanto, o restante (material, licenças musicais, cachês, etc.) tem que ser a organização da Marcha a obter.

O LGBTQIA+ é um movimento político e social que defende a diversidade e busca mais representatividade e direitos para essa população. O seu nome demonstra a sua luta por mais igualdade e respeito à diversidade. Cada letra representa um grupo de pessoas.

O significado da sigla LGBTQIA+

L = Lésbicas

São mulheres que sentem atração afetiva/sexual pelo mesmo gênero, ou seja, outras mulheres.

G = Gays

São homens que sentem atração afetiva/sexual pelo mesmo gênero, ou seja, outros homens.

B = Bissexuais 

Diz respeito aos homens e mulheres que sentem atração afetivo/sexual pelos gêneros masculino e feminino.

Ainda segundo o manifesto, a bissexualidade não tem relação direta com poligamia, promiscuidade, infidelidade ou comportamento sexual inseguro. Esses comportamentos podem ser tidos por quaisquer pessoas, de quaisquer orientações sexuais.

T = Transgênero

Diferentemente das letras anteriores, o T não se refere a uma orientação sexual, mas a identidades de gênero. Também chamadas de “pessoas trans”, elas podem ser transgênero (homem ou mulher), travesti (identidade feminina) ou pessoa não-binária, que se compreende além da divisão “homem e mulher”.

Q = Queer

Pessoas com o gênero ‘Queer’ são aquelas que transitam entre as noções de gênero, como é o caso das drag queens. A teoria queer defende que a orientação sexual e identidade de gênero não são resultado da funcionalidade biológica, mas de uma construção social.

I = Intersexo 

A pessoa intersexo está entre o feminino e o masculino. As suas combinações biológicas e desenvolvimento corporal – cromossomos, genitais, hormônios, etc – não se enquadram na norma binária (masculino ou feminino).

A = Assexual 

Assexuais não sentem atração sexual por outras pessoas, independente do gênero. Existem diferentes níveis de assexualidade e é comum essas pessoas não verem as relações sexuais humanas como prioridade.

+  

O símbolo de “mais” no final da sigla aparece para incluir outras identidades de gênero e orientações sexuais que não se encaixam no padrão cis-heteronormativo, mas que não aparecem em destaque antes do símbolo.

Além dessas letras, que são as mais comuns, atualmente, há algumas correntes que indicam para uma sigla completa. É composta por: LGBTQQICAAPF2K+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queer, Questionando, Intersexuais, Curioso, Assexuais, Aliados, Pansexuais, Polissexuais, Familiares, 2-espíritos e Kink).

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB