Já foi apresentada a nova edição do Raízes Folk Fest, que se realiza de 11 a 17 de Agosto. À semelhança do ano passado, este festival decorre em diversos concelhos e traz a palco artistas dos quatro cantos do mundo – este ano são sete países (Chile, Estónia, Geórgia, Marrocos, México, Sérvia e Uruguai), que vão atuar em palcos de sete concelhos do centro de Portugal (Sertã, Proença-a-Nova, Oleiros, Vila de Rei, Mação, Pedrógão Grande e também em Castanheira de Pera).
Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, aquando da apresentação do festival, que decorreu a 24 de julho no auditório da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais (UFCBNP), notou que a mecânica deste festival é notável, pela sua premissa de coesão territorial, que agrega diferentes municípios em torno de uma causa comum. “É incrível como um evento destes consegue agregar aquilo que a política e a burocracia dividiram” pois “através deste festival de folclore estamos a agregar estes municípios num grande projeto cultural” mostrando que estas divisões geográficas não impedem o trabalho conjunto “em prol do desenvolvimento das nossas terras.”
Também nesta apresentação, Nuno Leitão, responsável pela organização do Raízes Folk Fest refere a diferença e unicidade deste festival, pelo seu conceito variado, quer geográfica como culturalmente e que traz mais mundo ao nosso território. Para esta edição, deixou a ambição de toda a organização em “fazer mais e melhor, e aprimorar o que foi feito.”
O trabalho em rede e intermunicípios que este festival pressupõe, permitem um cartaz variado e completo, que percorre um concelho diferente por dia, com os espetáculos a iniciarem-se sempre às 21horas. Pedrógão Grande será o local de estreia do Festival, com o Jardim da Devesa a receber os ranchos de Portugal, México, Estónia, Sérvia, Geórgia e Marrocos.
No dia seguinte, o Polidesportivo da Aldeia de Chaveira (concelho de Mação) recebe os ranchos de Portugal, Chile, Estónia, Sérvia, Marrocos. Dia 13 de agosto, o Raízes Folk Fest estreia-se no Município de Castanheira de Pera, com as atuações dos ranchos de Portugal, México, Chile, Estónia, Uruguai, Geórgia, junto à Praia das Rocas. Já no dia 14, os ranchos de Portugal, México, Chile, Geórgia, Marrocos, Sérvia atuam no recinto da feira de Vila de Rei. A 15 de agosto, o Raízes Folk Fest faz-se no recinto de festas dos Montes da Senhora (Proença-a-Nova), com atuações dos ranchos de Portugal, Uruguai, Geórgia, Sérvia, Chile, Estónia. A 16 de agosto, a partir das 10 horas, a Sertã acolhe atuações em diversos pontos da vila com os ranchos estrangeiros, iniciando no Largo do Município, seguindo para o Mercado Municipal da Sertã, Rua Cândido dos Reis e finalizando junto à Casa da Cultura da Sertã. Também neste dia, o Festival de Folclore sobe ao palco na Praça do Município de Oleiros, com as atuações dos ranchos de Portugal, México, Estónia, Uruguai, Chile e Marrocos.
O concelho da Sertã acolhe o último dia do Raízes Folk Fest, com o Jardim da Memória a receber uma atuação de todos os países representados. Acolher o último dia do festival em Cernache do Bonjardim é para Maria João Ribeiro, presidente da UFCBNP, bastante positivo. Considerando a experiência do ano anterior, a presença do Raízes Folk Fest “gerou desenvolvimento económico, gerou vida e dinâmica na nossa terra”.
O Raízes Folk Fest é promovido pelo Rancho Folclórico e Recreativo Clube Bonjardim do Nesperal e de Cernache do Bonjardim, conta com o apoio institucional do Conselho Internacional de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais (CIOFF) e a parceria dos municípios que acolhem o festival.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet