Penamacor: Academia Sénior da ADRACES distinguida como "Membro da Rede de Excelência"

Criada em outubro de 2014 a Academia Sénior de Penamacor, projeto social gerido pela Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro-Sul (ADRACES), em cooperação com o Município, Juntas de Freguesia e entidades do concelho de Penamacor, foi agraciada com o diploma de "Membro da Rede de Excelência" por parte da RUTIS, a rede nacional. 

  • Região
  • Publicado: 2024-06-19 18:02
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Por diretiva governamental tem a ADRACES tem  responsabilidade de gerir as 409 Universidades e Academias Seniores abertas no território nacional e arquipélagos.

No ano em que se celebra o décimo aniversário da Academia Sénior de Penamacor, o seu trabalho é reconhecido pela Rede das Universidades e Academias Seniores, uma vez que esta distinção prende-se com o facto da Academia de Penamacor preencher todos os requisitos pretendidos, nomeadamente o fomentar e apoiar o voluntariado social, desenvolver atividades promovidas para e pelos alunos, promover o envolvimento com a comunidade, assim como, a constante preocupação em motivar professores e outros colaboradores voluntários. 

Mais do que tudo, a ADRACES desenvolve na Academia Sénior de Penamacor um profícuo trabalho, que agora é reconhecido, em prol do envelhecimento ativo e do combate ao isolamento dos seniores do concelho de Penamacor.

Este alto galardão por parte da RUTIS que orgulhosamente a ADRACES recebe através do trabalho que dinamiza na sua Academia Sénior tem um valor inestimável para todos os voluntários, colaboradores e acima de tudo para os alunos e professores, porque se trata do reconhecimento a todos os que ao longo dos últimos 10 anos trabalham para manter viva, ativa e relevante a Academia Sénior e os valores fundacionais deste projeto social.

Em dia de festa que marcou o encerramento do ano letivo, alunos, professores, entidades, parceiros e voluntários celebraram a data com um almoço de confraternização e animação a cargo do duo musical "Eduardo e Inês", ambos professores voluntários na Academia, acompanhados pelo Salvador Geraldes.

Aproveitou-se ainda o momento festivo para realizar o sorteio da ação de voluntariado que este ano letivo reverteu para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penamacor com a entrega de 4 arcas frigoríficas congeladoras e um compressor.

O próximo ano letivo, com frequência gratuita, arranca em outubro, com um programa muito atrativo e com um vasto leque de ofertas formativas, contando já em setembro com a abertura das matrículas e à semelhança de outros anos, está a ser ultimado o programa da Academia Sénior de Verão, com um calendário de atividades que os alunos vão poder usufruir.

PUB

PUB

PUB

PUB