A Biblioteca Municipal António Salvado vai apresentar o livro “Moçambique da Colonização à Guerra Colonial - A Intervenção da Igreja Católica” da autoria de Amadeu Araújo a Manuel Vilas Boas
O evento cultural decorrerá esta terça feira, 14 de Maio, às 15:00 horas, no auditório da Biblioteca e o livro será apresentado por Mário Piçarra, moderado por Arnaldo Braz, e contará com a participação de José Filomeno Raimundo (piano) e Pedro Ladeira (saxofone).
Também será exibida uma vídeo-mensagem de Mia Couto, biólogo e escritor moçambicano.
A obra fala da iminência do cinquentenário do 25 de Abril – e quando se celebram 100 anos do nascimento de D. Manuel Vieira Pinto, arcebispo emérito de Nampula – Amadeu Gomes de Araújo e Manuel Vilas Boas decidiram-se pela escrita, a quatro mãos, da História de Moçambique e do papel da Igreja Católica, durante a colonização.
O livro destaca os encontros e desencontros, dos povos, a partir dos finais do séc. XV, nas praias do Índico, onde se cruzaram as caravelas de Vasco da Gama, com outras línguas, culturas e religiões, ao longo da mítica Rota da Seda à intervenção da Igreja Católica, no longo período que antecedeu a Independência de Moçambique, de modo especial nas dioceses da Beira, Tete e Nampula.
Também se evocam os factos que marcaram a ação da Igreja pela denúncia de massacres perpetrados pelas Forças Armadas Portuguesas, bem como os desmandos da revolução marxista-leninista que se instalou na República Popular de Moçambique, após a Independência.
Recordam-se ainda personagens essenciais, antes e depois do 25 Abril, como a expulsão do bispo de Nampula, D. Manuel Vieira Pinto, dos missionários Brancos e de Burgos, e ainda os missionários Combonianos
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet