Diário Digital Castelo Branco - Proença-a-Nova aprova Operações Integradas de Gestão da Paisagem de Corgas Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Proença-a-Nova aprova Operações Integradas de Gestão da Paisagem de Corgas

As Operações Integradas de Gestão da Paisagem (OIGP) de Corgas foi aprovada em Conferência Procedimental, realizada por videoconferência no passado dia 18 de Março.

  • Região
  • Publicado: 2024-04-09 23:09
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Depois das OIGP – de Penafalcão, Alvito da Beira, Fórneas avançarem para próxima fase, recentemente aprovadas, foi a vez de Corgas. 

Em nota de imprensa, João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova reafirma ser “imperativo que todos façam o que lhes compete”, frisando ser também “motivo de orgulho já termos as quatro OIGP’s do concelho aprovadas com dotação financeira para realização das ações de transformação da paisagem e tornar os territórios mais resilientes aos eventos de incêndios florestais. Iniciamos agora um propósito de alteração que, estou certo, terá bons frutos no médio-prazo e o nosso concelho está, mais uma vez, na linha da frente”.

Na conferência procedimental da OIGP de Corgas, deliberou-se validar um montante de 2 501 000,0 euros, o equivalente a um custo de 2 568,7 euros por hectare, sendo previsto que o prazo de execução do projeto fique concluído dentro de dois anos, estipulado como limite para a execução e financiamento global do projeto. De acordo com a proposta apresentada, à responsabilidade da Entidade Gestora Pinhal Natural está uma área total de 1385,4 hectares. 

A OIGP configura uma área prioritária de intervenção para efeitos de aplicação da medida programática do PRGP - Planos de Reordenamento e Gestão da Paisagem, concretizando o conjunto de ações a realizar na respetiva área de intervenção. Nesta conferência, presidida pela DGT - Direção-Geral do Território, além da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, fizeram-se também representar nestas conferências procedimentais, as seguintes entidades: ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, CCDR - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, APA - Agência Portuguesa do Ambiente, DGADR - Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, DRAP - Direção regional de Agricultura e Pescas do Centro, AGIF - Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, ANEPC - Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e Fundo Ambiental.

PUB

PUB

PUB

PUB