Diário Digital Castelo Branco - Idanha-a-nova: CCR recebe Encontro Ibérico de Música na Infância Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Idanha-a-nova: CCR recebe Encontro Ibérico de Música na Infância

A Orquestra Sem Fronteiras (OSF) promove, no próximo dia 27 de Abril, no Centro Cultural Raiano (CCR), em Idanha-a-Nova, o Encontro Ibérico para a Música na Infância, um evento de caráter formativo sobre metodologias pedagógicas aplicadas à educação de música.

  • Educação
  • Publicado: 2024-04-02 14:19
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A 8.ª edição do Encontro Ibérico para a Música na Infância decorre no Centro Cultural Raiano (CCR), em Idanha-a-Nova, e é limitada a 25 vagas.

"Partindo do repertório, sejam canções infantis, tradicionais ou obras de referência de música erudita, abordam-se formas de criação e adaptação de jogos e atividades que contribuam para o desenvolvimento de variadas competências musicais em diferentes etapas de desenvolvimento infantil, bem como a sua integração em contexto letivo", refere a OSF em nota de imprensa.

A entidade promotora do evento sublinhou ainda que esta edição tem como foco principal a criação e adaptação de jogos e atividades musicais.

Esta iniciativa de caráter formativo incide sobre metodologias pedagógicas aplicadas à educação de música, tendo como principal objetivo incentivar a incorporação destas práticas em contextos escolares, e assumindo como ponto de partida a filosofia e o conceito de educação musical de Zoltán Kodály.

O método Kodály é uma metodologia pedagógica desenvolvida com base no trabalho do educador e músico húngaro Zoltán Kodály, que atualmente constitui a base de todo o ensino musical na Hungria.

Em 2016, foi inscrito pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) na lista do património Cultural Imaterial da Humanidade.

A ação de formação é ministrada por Catarina Távora e Carlos Guerrero Bullejos, ambos detentores do grau académico “Master of Music Education - Specialization - Music Education According to the Kodály Concept” pelo Real Conservatório de Haia, e é ministrada em língua portuguesa, castelhano e inglês.

O encontro é aberto a todos aqueles que lidam com crianças e jovens ou tenham especial interesse em pedagogia musical, e conta com a parceria do município de Idanha-a-Nova.

A OSF é um projeto que tem como objetivo proporcionar oportunidades a jovens músicos que pretendam fixar-se no interior para desenvolver a sua atividade profissional, sem que tenham de deslocar-se para os grandes centros urbanos ou para o estrangeiro.

Dedica-se fundamentalmente a apoiar o talento jovem da Raia ibérica e a difundir a cultura de forma ampla e acessível, sendo que a sua estreia ocorreu em Idanha-a-Nova, onde tem a sua sede, em Março de 2019.

PUB

PUB

PUB

PUB