Castelo Branco: Alcains recebeu conferência sobre a Revolução de Abril

A Junta de Freguesia de Alcains recebeu no sábado passado, 23 de Março, uma conferência sobre a Revolução de Abril, iniciativa que integra o plano das comemorações do cinquentenário da Revolução dos Cravos na villa.

  • Região
  • Publicado: 2024-03-27 07:05
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A atividade contou com a participação de diversas pessoas e teve início com uma música de Amália Rodrigues, inspirada num poema de Manuel Alegre sobre resistência. Durante a conferência, o professor de História, Rúben Martins, abordou os fundamentos históricos do Estado Novo, criado pela Constituição de 1933. Nesta parte foram abordados assuntos como a PIDE, a censura, a aproximação do regime com outros países nos anos 30 e a política económica de Salazar. 

Na segunda parte da palestra, foi feita uma descrição dos vários momentos de oposição ao regime, como o caso do General Humberto Delgado e do bispo do Porto, no ano de 1958. Foi também referida a Guerra Colonial e a transição do poder político para Marcello Caetano. 

No final da conferência, o professor Rúben abordou a formação do Movimento das Forças Armadas e a concretização da Revolução no dia 25 de Abril de 1974, que terminou com o Estado Novo e inaugurou a atual democracia em Portugal. 

Foi projetada a música "E depois do Adeus", de Paulo de Carvalho", e a música "Grândola, Vila Morena", de Zeca Afonso. Os participantes tiveram a oportunidade de fazer algumas questões e todos receberam um cravo, símbolo da Revolução Portuguesa. 

A próxima iniciativa decorrerá no dia 25 de Abril e será uma homenagem aos combatentes do Ultramar.

PUB

PUB

PUB

PUB