Tertúlia apresenta livro de Carlos Bondoso em Castelo Branco

A tertúlia, que assinalou o regresso a a Casa Comum das Tertúlias (CCT) a Castelo Branco decorreu na tarde deste sábado, 23 de Março.

  • Cultura
  • Publicado: 2024-03-24 19:51
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A Biblioteca Egas Moniz da Escola Secundária de Nuno Álvares (ESNA), acolheu pela primeira um evento tertuliano da CCT.

Segundo informação a que o Diário Digital teve acesso, o evento foi dedicado à apresentação do livro de poesia "As pedras sangram", de Carlos Bondoso, editado pela Modocromia, o qual foi apresentado por Luís Norberto Lourenço, professor, editor e organizador do evento pela CCT, contando com a presença do autor e com leituras de poemas em espanhol da edição bilíngue "Cristalidades", também de Carlos Bondoso, com leitura feita pela professora mexicana Beatriz Mayor Serrano, tendo vários dos presentes lido poemas do poeta convidado de vários dos seus livros, não apenas de "As pedras sangram", mas também de "Cristalidades" e de "Voos picados". 

Entre os presentes alguns tertulianos que têm acompanhado ao longo dos anos o evento cultural, como: a advogada albicastrense Leonor Santos, a professora Carla Gonçalves, o gestor cultural Carlos Semedo, o metereologista e escritor Manuel Costa Alves, mas também algumas estreias, desde logo o poeta convidado, a pintora e galerista setubalense Lurdes Pólvora Cruz e o poeta Jacob Lopes.

O poeta ofereceu à Biblioteca da ESNA três dos seus livros: "As pedras sangram", "Cristalidades" e "Voos picados".

 

Um poema do poeta convidado:

Madrugadas - nas madrugadas de cinza esconderam-se as noites tensas de paixãocorredores extensos não se alargarama luz ténue no infinito tremeu o estreito do abismo padeceu gritaram os sóis as luas desfizeram-se da pele e mergulharam no pó imensurável da terra animal morreram os deuses que naufragaram nas chuvas de ontem limparam-se os caminhos das antigas madrugadas alargaram-se os corredoressobreviveu a luz do silêncio nas chegadas  

 

Carlos Fernando Bondoso, "Madeiro - Fólios de Poesia IV"

Carlos Fernando Bondoso, natural de Moimenta da Beira, grande parte da sua vida vivida em São Tomé e Príncipe. Mora em Setúbal.

Sete livros de poesia publicados. "Sombras que falam" (2011), "Cor púrpura" (2012), "A outra face do verso" (2013), "As cores do meu silêncio" (2014), " Voos picados" (2015), "Cristalidades" (2017) e "As pedras sangram" (2022).

Publica no Brasil nas revistas literárias "As flores o Mal" e "Gente de Palavra". Fez parte das Antologias de Poetas Contemporâneos "Entre o Sono e o Sonho" III e IV edições, da Chiado Editora, das Antologias da Pastelaria Editora "Beijos de Bico", "Poesia sem gavetas", "Erotismos" volume I e II da Esfera do Caos; "Palavras de Cristal" volume I, II e III da Modocromia. Antologia Solar dos Poetas, Milandos da Diáspora, Agenda Manguana em 2014; Antologia Poética "Clepsydra"; "Horizontes de Poesia" 2013 e "Sinfonia do Mar" dos poetas Poveiros e amigos da Póvoa. Antologia em honra do escritor brasileiro Affonso Romano de Santana "Cumplicidade das letras", "Selecta de poesia" em língua portuguesa, volume II, III, IV e V de Temas Originais, "A RONDA DA NOITE" (Coordenação: Xavier Zarco de Temas originais." Ideários" antologia de poesia da Calçada das Letras com a coordenação de Álvaro Giesta.

Prefaciou seis livros de poesia:"Nua Escrevo de Benette Bacellar, "Flores no teu coração" de Humbah Aguiar, "Estados de Alma" de Dora Paulo, "(Com) Paixões" de Joel Lira, "Assombros do Poente" de Adriano Eysen Rego, "Sopro de Imagens" de Maria Helena Martins, nota literária do livro "Metades de Mim" de José Raposo.

Mais recentemente foi publicado na antologia de poesia "Inventário das travessias", editado pela Editora Labirinto em 2023 e na antologia "Madeiro - Fólios de Poesia IV", obra editada pela Câmara Municipal de Penamacor em 2023.

 

A Casa Comum das Tertúlias, fundada a 5 de Outubro de 2001, em Castelo Branco, organizou ao longo de todos estes anos mais de 150 eventos culturais. 

A CCT pugna pela dinamização cultural, por uma Cultura de qualidade, por uma Democracia não meramente formal, por uma Cidadania activa e pelo desenvolvimento do nosso Interior. Fazem parte do nosso roteiro tertuliano: Castelo Branco, Mangualde, Marvão, Nisa, Penamacor, Portalegre, Porto, Proença-a-Nova, Sátão, Vila Nova de Paiva, Vila Velha de Ródão, Seia e Setúbal, também: Cáceres, Cidade Rodrigo e Salamanca (em Espanha) e ainda, Guadalajara, Zapopan, Celaya, Morelia e Orizaba (no México).

A CCT publicou “Tertuliando – Fanzine da Casa Comum das Tertúlias”, criado a  5 de Outubro de 2005, com oito números editados até hoje.

PUB

PUB

PUB

PUB