Proença-a-Nova: Inaugurado “Cristo Resineiro” em Corgas

A mais recente obra mural de João Robalo foi inaugurada no domingo passado, 19 de Novembro, em Corgas, no âmbito do 199º Roteiro Passeio Pedestre de Proença-a-Nova.

  • Cultura
  • Publicado: 2023-11-20 15:22
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A Escultura Mural “Cristo Resineiro” da autoria do ceramista e artista plástico João Robalo foi Inaugurada, pelo Presidente da Câmara de Proença-a-Nova João Lobo, acompanhado pelo Presidente da Associação Desportiva Cultural e Recreativa das Corgas Paulo Martins e do Pároco Virgílio Martins do Seminário Preciosíssimo Sangue, de Proença-a-Nova, que enalteceram a ideia do artista, ao agarrar num elemento (canecos como lhes chamam os Corguenses) que constituíram durante décadas parte da riqueza destes territórios, para criar a sua mais recente obra de arte.

João Robalo pretende com o “Mural Cristo Resineiro”, chamar a atenção para a fé e resistência das gentes de Corgas, através dos séculos, assim como relevar a importância dos elementos materiais e imateriais da defesa e segurança da aldeia e das pessoas, através das suas memórias, e da necessária diversificação e sustentabilidade da floresta e do ambiente nos territórios do pinhal interior, através de novas espécies e modelos inovadores de gestão e organização das explorações agroflorestais.

Cerca de 200 púcaros de barro constituem o principal elemento da escultura mural Cristo Resineiro, recolhidos por Corguenses de entre milhares de púcaros de resina espalhados ainda pelo chão, nos pinheirais, lembrados pelo “ouro branco” que recebiam dos pinheiros a sangrar e, também pelo sinal distintivo do seu dono que ainda mantêm. Esta Obra de Arte-implantada na parede em frente à sede da Associação Desportiva Cultural e Recreativa da aldeia, no Largo da Capela antiga, pretende corporizar motivos da religião e da Resina que refletem a identidade das pessoas, famílias e comunidade de Corgas. Constitui assim, um novo motivo e local que integra itinerários de fé da aldeia, dos quais se destacam a capela nova no alto do Malhadil, 7 capelinhas, vários nichos e cruzeiros e ainda motivos de adoração e reza partilhados entre famílias, como a Sagrada Família e cantares das Alminhas. Esta é uma obra que nasceu no âmbito do convite da Associação Desportiva Cultural e Recreativa das Corgas, para a Exposição que decorreu entre julho e agosto de 2023 durante a iniciativa “Artes Solidárias na Aldeia” (ASA, no âmbito do ANO MUNICIPAL DAS ARTES no concelho de Proença-a-Nova.

João Robalo é natural de Escalos de Cima, Freguesia de Castelo Branco. Fez a sua primeira peça em barro, um presépio, aos oito anos, que lhe mereceu o primeiro lugar num concurso na sua escola. Talento reconhecido pela mãe que, aos 10 anos, lhe reservou um espaço da casa onde teve o seu primeiro ateliê. Em 2003 recebeu a Carta de Unidade Produtiva Artesanal, da Promoção dos Ofícios e das Microempresas Artesanais, certificando a sua arte nas modalidades de cerâmica figurativa, pintura cerâmica e arte do vitral. Em 2015 assinalou os seus 40 anos de carreira, com um desfile de máscaras de cerâmica, na praça Manuel Cargaleiro, em Castelo Branco, em parceria com a sua companheira, Salete Afonso, aliando a moda à cerâmica, chamando ao mesmo tempo, a atenção para o flagelo da violência doméstica.

A coleção de máscaras foi exposta após o desfile, no Museu Francisco Tavares Proença Júnior em Castelo Branco. Em 2016 repetiu o desfile na sua Freguesia, chamando desta vez a atenção para a importância da Inclusão dos Idosos na sua Comunidade convidando um casal de idosos para integrar o desfile. A coleção após o desfile, ficou exposta no Núcleo Etnográfico da Lousa. Na ARTE MURAL, pintou a “ÁRVORE DA VIDA” em Escalos de Cima, dedicado ao Bordado de Castelo Branco e às Bordadeiras, que lhe valeu o 1º Lugar no Concurso As 7 Maravilhas da Arte Contemporânea e Património Histórico Edificado da CIMBB. MURAL CEGONHAS, na Póvoa de Rio de Moinhos MURAL REGADIO DA MELANCIA E DO MELÃO, no Ladoeiro Mural RESINEIROS em Santo André das Tojeiras.

EXPOSIÇÕES COLETIVAS: Paris, para comemorar a abertura às artes e aos terraços dos Campos Elísios, após a pandemia Covid 19.

A SUA COLEÇÃO DE MÁSCARAS DE CERÂMICA, tem sido alvo de exposições itinerantes sendo que a última, se realizou, no Museu das Rendas de Birlos em Peniche. Cria nos seus ateliês de Castelo Branco e Alcains e está em residência artística na Fábrica da Criatividade em Castelo Branco. Dá formação de cerâmica e pintura no CFPCB e nos seus ateliês.

PUB

PUB

PUB

PUB