Oleiros: Banda da Armada dá concerto nas comemorações dos 400 anos da descoberta do Tibete pelo Pe António Andrade

No âmbito das comemorações dos 400 anos do Descobrimento do Tibete pelo Oleirense António de Andrade, a Marinha Portuguesa associa-se a estas celebrações e no próximo dia 8 de Dezembro terá lugar um concerto evocativo da efeméride pela Banda da Armada. 

  • Cultura
  • Publicado: 2023-11-16 10:07
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

O acontecimento terá lugar pelas 18:00 horas no Espaço Multiusos das Devesas Altas.

De recordar que a 30 de Março de 2024 são assinalados quatro séculos desde o início da primeira viagem do Padre António de Andrade, tendo como destino o até então desconhecido Tibete. Durante um período de doze meses, o Município de Oleiros tem definida uma programação rica e variada que pretende celebrar Andrade e projetar o feito do ilustre Oleirense. A sua epopeia, iniciada no percurso marítimo até à Índia a bordo da Nau S. Valentim e continuada na aventura terrestre, vivida por duas vezes (1624 e 1625) com destino a Tsaparang, no reino de Guge (Tibete Ocidental), fez dele um exemplo de coragem, tenacidade e superação. Com os conhecimentos adquiridos em navegação na Aula da Esfera, no Colégio de Santo Antão (em Lisboa), munido de um astrolábio e de um compasso de sol, assim desbravou horizontes e novos dados em variados domínios científicos, o que teve um indiscutível impacto no séc. XVII e ajudou a imortalizar Andrade como um dos maiores da História associado à era dos Descobrimentos.

No mesmo dia, em que se celebra a padroeira de Oleiros, Nossa Senhora da Conceição – figura inspiradora de Andrade na fundação da sua missão em Tsaparang -, uma hora antes do concerto, no mesmo local, terá lugar a apresentação do livro “De Oleiros ao Tibete – a epopeia do Padre Jesuíta António de Andrade”, da autoria de José Manuel Maia, num acontecimento imperdível e que integra a programação definida para as referidas comemorações. Num fim-de-semana prolongado e bastante atrativo, tem motivos de sobra para estar em Oleiros.

PUB

PUB

PUB

PUB