Proença-a-Nova: Descobertas arqueológicas apresentadas nas Jornadas Europeias do Património

Os resultados dos mais recentes trabalhos de Arqueologia nos concelhos de Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão vão ser apresentados nas Jornadas Europeias do Património, a 22 de Setembro, numa sessão via zoom e com início marcado para as 10:30 horas.

  • Região
  • Publicado: 2023-09-19 18:27
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Segundo informação a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, no total serão alvo de destaque cinco pontos de interesse: os trabalhos de investigação nas três escavações no concelho de Proença-a-Nova (Bateria das Baterias, Anta da Moita da Galinha e Igreja Velha do Peral), apresentados por Mário Monteiro, João Caninas e Anabela Joaquinito, seguidos de duas apresentações sobre a Mamoa sob a Capela da Senhora da Graça, de Vila Velha de Ródão, e também sobre a Carta Arqueológica deste concelho, que se encontra neste momento em processo de construção. No final haverá espaço para as habituais intervenções, com perguntas e respostas dos presentes na sessão.

João Caninas, Fundador e investigador da Associação de Estudos do Alto Tejo, explica que “esta será uma jornada meramente informativa. Cada escavação contará com sensivelmente 15 min de apresentação”. Quanto aos trabalhos que vão ser apresentados, o investigador aponta à atualidade das pesquisas: “são trabalhos já deste ano, havendo apenas um sítio que foi resultado do trabalho do ano passado, mas maioritariamente são todos deste verão, pelo que se torna importante dar conhecimento destes trabalhos mais recentes”, revela.

Os resultados agora apresentados surgem como consequência das escavações no concelho de Proença-a-Nova, que voltaram a acontecer no âmbito do Campo Arqueológico de Proença-a-Nova, que teve em 2023 a sua 12ª edição. Neste sentido, João Caninas, deixa o agradecimento ao Município de Proença-a-Nova, “não só pelo financiamento, mas também pelo apoio logístico em todo o processo” e também aos proprietários “que nos acolheram e acederam para que os seus terrenos podem ser explorados”.  

Esta sessão online é promovida pela Associação de Estudos do Alto Tejo, com a colaboração conjunta dos Municípios de Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão. Para participar não necessita de inscrição prévia, bastando apenas aceder ao link da sessão e usar o ID da reunião (869 4623 5682), bem como a senha de acesso (248819).

PUB

PUB

PUB

PUB