Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 29 de agosto de 2023

Ambiente/Fundão: Captação ilegal de água seca caudal da ribeira do Alpreade

Por: Diário Digital Castelo Branco

Os vereadores do Partido Socialista (PS) alertam para eventuais captações ilegais na ribeira do Alpreade que nasce a nascente da Serra da Gardunha, montante acima de Castelo Novo. 

Na última reunião do executivo fundanense, 21 de Agosto, os vereadores do PS, Joana Bento e Sérgio Mendes, abordaram a atual situação do curso fluvial desta linha de água afluente do Rio Ponsul, que percorre os concelhos de Idanha-a-Nova e de Castelo Branco. 

Apesar de ter sido sempre fluido de forma razoável, inclusive nos meses de verão, o curso de água tem vindo a diminuir de forma significativa, principalmente no último ano. 

Na reunião do executivo camarário, Sérgio Mendes, afirmou que existem zonas muito específicas em que se verifica “um caudal mínimo ou seca total”, que ameaça o ecossistema. Esta situação “está a preocupar a comunidade local a qual se encontra a promover uma petição pública”. Atendendo que as duas barragens existentes na serra da Gardunha se encontram na capacidade máxima, foi proposta a verificação da existência de “captações de água [indevidas], mais a montante, por alguns agricultores da zona envolvente da ribeira“, conclui o vereador socialista. 

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2025 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!