SMAS de Castelo Branco não querem "Monos na Rua"

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Castelo Branco, à semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, têm de novo em curso a campanha "Não Abandone os Monos na Rua". 

  • Região
  • Publicado: 2023-06-04 16:34
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Trata-se de sensibilizar a população para evitar o abandono de monos na rua e para que se contactem os SMAS para a recolha gratuita destes objetos volumosos. 

Os munícipes que têm, vulgarmente denominados, objetos de grandes dimensões, sem valor ou a que o seu proprietário não sabe o que fazer, podem utilizar este serviço, prestado de forma gratuita, que tem como propósito auxiliar os residentes no concelho, a desfazer-se dos objetos e, ao mesmo tempo, proporcionar uma melhoria do ambiente, evitando que estes monos venham cair em lixeiras a céu aberto.

Os SMAS recolhem, de forma gratuita, bastando agendar a recolha pelos telefones 272 340 500 - 272 339 180 ou através do email geral@sm-castelobranco.pt). 

Todos os interessados neste serviço devem preencher este formulário http://www.sm-castelobranco.pt/online/recolha-de-monos.aspx

Desta forma, não há razão que se justifique o despejo na berma de caminhos rurais ou nas matas do concelho objetos que são desmontados e as peças são separadas por destino porque umas são destruídas, outras reaproveitadas e outras são recicladas. O importante é que nenhum seja abandonado ao ar livre e com isso evitar poluição, muitas vezes, com produtos altamente tóxicos, como é o caso do gás dos frigoríficos.

Se se abandonar os monos num espaço público em vez de ativar o serviço dos SMAS , o infrator arrisca-se a pagar uma pesada multa por danos em património público. De referir que praticamente todos os eletrodomésticos que se têm em casa são um verdadeiro atentado ao ambiente, por isso, quando são abandonados, está-se a poluir o planeta que é de todos.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB