Proença-a-Nova: Torre de Vigia de Siza Vieira destacada no Fórum de Arquitetura de Berlim

Álvaro Siza Vieira, arquiteto de renome, ao celebrar, este mês de Junho o seu 90º aniversário, apresenta a exposição individual "Two Towers" (Duas Torres) no Fórum de Arquitetura Aedes em Berlim, que estará patente até ao próximo dia 5 de Julho.

  • Região
  • Publicado: 2023-05-29 00:53
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A Torre de Vigia da Serra das Talhadas é uma das duas torres em destaque, a outra é uma torre residencial em Manhattan. “É para o concelho motivo de orgulho ver exposta em Berlim a Torre de Vigia e ficar ligado à celebração do 90º aniversário do Arquiteto Siza Vieira, nome maior da arquitetura contemporânea portuguesa”, refere em nota de imprensa, João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova. 

“Desta forma, Proença-a-Nova é também divulgada, tornando-se consequentemente ponto obrigatório de passagem e visitação para os amantes de arquitetura, mas também de natureza pois permite a contemplação de ambos”, afirma o autarca. 

Já o escritório de arquitetura de Álvaro Siza Vieira refere que esta exposição “revela a dualidade das suas mais recentes torres, tão distintas apesar da elegante simplicidade que partilham: a torre residencial em 611 West 56th Street, na selva urbana de Manhattan, e a torre de vigia em Proença-a-Nova, na floresta perene do centro de Portugal. Cada uma funciona como uma espécie de miradouro para as infinitas paisagens de Nova Iorque e do Geopark Naturtejo, pois as torres de Álvaro Siza dependem menos da altura e mais da clarividência – da visão clara e penetrante das coisas”.

Inaugurada em 2021, a Torre de Vigia da Serra das Talhadas é hoje um importante ativo turístico do concelho de Proença-a-Nova. Longe dos 137 metros de altura da Torre de Manhattan, a Torre de Vigia acumula em simultâneo a função de vigia na época crítica dos incêndios florestais. “Pode ter apenas 16 metros de altura, no entanto está 616 metros acima do nível do mar, vislumbrando cristas quartzíticas com 50 milhões de anos e classificadas pela UNESCO. O mirante, composto por distintas plataformas semitransparentes, remata a ambiciosa via ferrata com uma estrutura que se destila à mais essencial das formas: uma grelha em cruz – dialogando com o vizinho crucifixo”.

A exposição, que acaba por celebrar a vida e obra de Álvaro Siza e iniciar as comemorações do seu aniversário, é composta por esquiços, maquetes e fotografias de João Morgado, inclui publicações e elementos multimédia, assim como objetos concebidos por Siza em diferentes contextos. Entre Portugal, Alemanha e Estados Unidos, a exposição é comissariada pelo arquiteto António Choupina. “Tendo sido distinguido com os maiores prémios e exposto nos principais museus, Siza tem deixado a sua marca um pouco por todo o mundo, com obras de todas as escalas, influenciando formação de gerações de arquitectos”. É também o mais premiado arquiteto do mundo, ficando Proença-a-Nova – através da Torre de Vigia da Serra das Talhadas – ligada para sempre ao nome de Álvaro Siza Vieira.

PUB

PUB

PUB

PUB