Diário Digital Castelo Branco - Castelo Branco: Simpósio "A Rede de Cidades Criativas da UNESCO" arranca na Biblioteca Municipal Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Simpósio "A Rede de Cidades Criativas da UNESCO" arranca na Biblioteca Municipal

"Apostar na cultura é apostar nas pessoas e no futuro de uma região. O bordado é um dos mais importantes patrimónios culturais de Castelo Branco, daí a candidatura à Rede de Cidades Criativas da Unesco, na categoria de Artesanato e Artes Populares - bordado", refere em nota de imprensa a Câmara Municipal. 

  • Cultura
  • Publicado: 2023-02-05 22:10
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A ideia é, através desta arte tradicional icónica do concelho, apostar na criatividade e nas indústrias culturais e criativas, fomentando o desenvolvimento económico. A Biblioteca Municipal de Castelo Branco recebe esta segunda-feira, 6 de fevereiro, um simpósio dedicado a este programa lançado em 2004 para promover a cooperação entre cidades de todo mundo que usam o património e a criatividade como estratégia para desenvolvimento urbano sustentável.

O bordado de Castelo Branco é um dos tesouros mais reconhecidos no artesanato do centro do país. Os motivos têm uma estética que corresponde a uma gramática visual própria. A intensidade das cores e a luz é conferida pelos fios de seda, bordados sobre a base de linho artesanal cru. Os desenhos/motivos tem uma simbologia própria: a Árvore da Vida, os pássaros, os cravos, as rosas, os lírios, as romãs ou os corações – todos com um perfil claramente exótico.

Tudo começa na incrível seda. Apesar de terem sido os chineses os primeiros a conhecerem a seda, talvez no século IX a.C, e terem tentado guardar o segredo para si, era inevitável que chegasse a todo o mundo, já naquela altura trouxe intercâmbio cultural entre regiões, pelo que faz todo sentido que a seda e o bordado de Castelo Branco fizessem parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco. Neste simpósio vamos começar por conhecer a história, a produção e as aplicações da seda.

A Câmara de Castelo Branco pretende assim juntar-se a um restrito grupo de cidades mundiais que levam o seu património e a criatividade mais longe. Vão estar presentes algumas das cidades portuguesas que já fazem parte, como Caldas da Rainha – Cidade Criativa do Artesanato e Artes Populares ou Covilhã com o design.

A caminhada que Castelo Branco está a fazer culmina em Junho com a apresentação da candidatura e, outro dos passos a dar, é levar, também, ao mundo virtual (world wide web) o bordado do concelho. O site coloca no primeiro plano Castelo Branco na Categoria de Artesanato e Artes Populares – o Bordado.

PUB

PUB

PUB

PUB