Diário Digital Castelo Branco - Fundão: Cálculos das pensões do Governo "são uma verdadeira aldrabice" Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Fundão: Cálculos das pensões do Governo "são uma verdadeira aldrabice"

A coordenadora do BE considerou hoje que os cálculos das pensões que o Governo enviou ao parlamento "são uma profunda aldrabice”, pelo que o partido vai requerer a audição do Grupo de Estudos e Planeamento da Segurança Social.

  • Economia
  • Publicado: 2022-09-19 15:55
  • Por: Diário Digital Castelo Branco com Lusa

mandou os cálculos. Mandou uma folha que é uma aldrabice. (…) É ridículo, ninguém acredita nisto. É tratar os pensionistas como parvos, é tratar o parlamento como parvo, não possível, não é tolerável”, concluiu.

O primeiro-ministro rejeitou, no dia 12, ter usado de qualquer truque ao anunciar o aumento das pensões, entre este ano e o próximo, e disse que o Governo quis evitar um acréscimo de despesa permanente de dois mil milhões de euros.

António Costa sublinhou que, desde 2015, o Governo conseguiu aumentar em 26 anos a capacidade do fundo de estabilização financeira da Segurança Social, mas alertou que, se se aumentassem no próximo ano as pensões de acordo com a fórmula de cálculo em vigor, seriam perdidos 13 destes 26 anos, o que volta a referir o estudo hoje entrado no parlamento.

“O que não poderíamos fazer de forma responsável era ter um ano de inflação absolutamente extraordinário e atípico, como este, e transformá-lo num efeito permanente”, afirmou António Costa, em entrevista à TVI/CNN Portugal.

O primeiro-ministro reiterou que o executivo teve duas preocupações na hora de decidir como proteger os pensionistas do aumento da inflação: garantir a recuperação do poder de compra “perdido hoje” e “garantir a sustentabilidade futura da Segurança Social”.

PUB

PUB

PUB

PUB