Diário Digital Castelo Branco - Liberais promovem rentrée política em Castelo Branco Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Liberais promovem rentrée política em Castelo Branco

O líder da bancada parlamentar do partido Iniciativa Liberal, Rodrigo Saraiva, marcou presença num evento que assinalou a rentrée liberal no distrito de Castelo Branco, no passado Sábado, dia 10 de Setembro de 2022. 

  • Região
  • Publicado: 2022-09-13 18:49
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Na estreia da rentrée liberal albicastrense que reuniu cerca de 30 militantes esimpatizantes da Iniciativa Liberal, Rodrigo Saraiva discursou e congratulou-se com o número de participantes no evento, reforçando a importância deste tipo departicipação para o crescimento e implantação do partido em Castelo Branco.

No seu discurso, Rodrigo Saraiva focou-se em duas questões importantes para a região, os incêndios e a água.

Relativamente à matéria dos incêndios, o deputado da Iniciativa Liberal referiu a questão de muitos dos incêndios serem devidos ao combustível fino (como folhas e outro material inflamável ao nível do solo), e “sendo que muitos desses terrenos acabam por ser privados, é preciso que se pense numa política de incentivos ao cuidado dos terrenos ao invés de optar sempre pela via das coimas”.

Rodrigo Saraiva apontou críticas à fase de combate propriamente dita, dizendo que “há muita incompetência na gestão da coisa pública e na organização dos sistemas de combate a incêndios”, fazendo alusão à descoordenação evidente que existe entre o poder local e a gestão feita a partir de Lisboa, dizendo que muitas das vezes as pessoas que vêm de fora ficam com a sensação de que, até nestes assuntos, estamos perante guerras de poder.

O deputado defendeu ainda que o caminho de aumento de penas para quem inicia fogo, que tem sido trazido a público por algumas entidades e partidos políticos, não resolverá o problema. Ao invés, Rodrigo Saraiva menciona outro tipo de ideias como o dos confinamentos temporários e sazonais, conforme é efetuado já noutros países, sem que tenha de se recorrer a aumentos de penas judiciais.

Quanto à questão da água, Rodrigo Saraiva abordou a dependência que neste momento Portugal tem de Espanha relativamente à água, com grande parte da água disponível no nosso território a ser proveniente de Espanha e criando uma relação de dependência, sugerindo que se comecem a estudar ideias como a dessalinização.

O líder parlamentar da Iniciativa Liberal abordou ainda o tema da descentralização, afirmando que é preciso que se comece a ter “uma discussão séria para identificar os poderes dos quais o Estado central está disposto a abdicar”, defendendo que essa descentralização poderá ser benéfica para fazer com que o poder local seja mais forte e consiga implementar medidas que permitam atrair pessoas e, consequentemente, diminuir o problema de desertificação da região interior e da região de Castelo Branco em particular.

PUB

PUB

PUB

PUB