Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Cultura 22 de junho de 2022

Castelo Branco: Artista dinamiza oficina de tapeçaria em tear nos Cebolais de Cima dia 25 de Junho

Por: Diário Digital Castelo Branco

A artista plástica Helena Fernandes dinamiza este próximo sábado, dia 25 Junho, no MUTEX, Museu dos Têxteis, de Cebolais de Cima, concelho de Castelo Branco, uma oficina de tapeçaria em tear.

“A milenar arte da tecelagem, com evidências de existência desde 3000 A.C., é uma atividade profissional cada vez mais rara em Portugal, sendo que nos dias de hoje é também considerada como um ofício de lazer com forte componente terapêutica”, explicita, em nota de imprensa, a Câmara Municipal de Castelo Branco.

Durante o ‘workshop’, o participante irá aprender as técnicas básicas da tapeçaria necessárias para a criação de uma tapeçaria de parede em tear.

No fim do ‘workshop’, o participante terá criado uma peça inteiramente feita por si e pronta para levar para casa.

O museu já tinha inaugurado no passado dia 18 de Julho a exposição temporária “Raízes”, da autoria da artista que ficará patente no Pavilhão Experimental do MUTEX até dia 18 de Setembro de 2022.

Trata-se de uma exposição de Tapeçaria Contemporânea, através da qual a artista pretende transmitir aos visitantes o modo como visualiza a paisagem que a viu nascer e que nos últimos anos a circunda, a paisagem da Beira Baixa. Com recurso a diferentes técnicas, texturas e cores concebidas pela própria, encontrou a linguagem adequada para materializar através da técnica de tapeçaria as suas auscultações ao meio que a rodeia, que ficará patente no Pavilhão Experimental do Museu dos Têxteis até dia 18 de setembro.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!