Diário Digital Castelo Branco - Castelo Branco: "Vila Condal" oferece degustação de duas iguarias regionais dias 18 e 19 de Junho Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: "Vila Condal" oferece degustação de duas iguarias regionais dias 18 e 19 de Junho

O Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues e a presidente da Junta de Freguesia de Sarzedas, Celeste Nunes Rodrigues, apresentaram esta 3ªfeira, dia 7 de Junho, o evento "Sabores da Vila Condal – Feira da Chanfana e das Sarzedinhas, que se vai realizar nesta freguesia do concelho, nos dias 18 e 19 e Junho.

  • Economia
  • Publicado: 2022-06-07 22:37
  • Por: José António Baleiras

O evento foi apresentado em conferência de imprensa no Salão Nobre da Câmara Municipal e, no uso da palavra, Leopoldo Rodrigues, começou por afirmar que "de há dois anos a esta data, realizava-se em Sarzedas a "Feira Medieval" e em conversa com a senhora presidente da Junta, concluímos que seria melhor inverter o tema e atividade do evento, seja ele pela vertente económica, seja ele pela vertente social da freguesia. Foi neste sentido que analisamos o que poderia ser motivo de atração e ao mesmo tempo ser motivo de dinamização da localidade e do concelho, por que é isso que acontece quando nós promovemos uma atividade numa das nossas freguesias, estamos também a promover o concelho e as várias ofertas lúdicas por ele disponíveis. 

"Sabores da Vila Condal", assim conhecida a vila das Sarzedas há muito tempo e que é um nome bonito, um nome que soa bem e um nome que faz jus a uma freguesia com história, que já foi sede de concelho e que quer continuar a afirmar-se no território do concelho albicastrense. 

Também aqui, na organização deste evento, começamos a dar sequência a um dos objetivos do executivo municipal, que é promover, de forma ainda mais consistente e continuada, os nossos sabores, os sabores tradicionais e os sabores associados às terras, às gentes e ao saber fazer. Por isso teremos, ao longo dos dois dias em que decorre a atividade, em termos da dinâmica e oferta gastronómica, dois produtos muito especiais para o nosso território e também com forte tradição na Freguesia das Sarzedas. Estou-me a referir à Chanfana, que terá um momento de prova no dia 18 e no dia 19, a gastronomia estará novamente presente com a prova das Sarzedinhas. Trata-se de um evento que honra a freguesia das Sarzedas e que, ao mesmo tempo, está na linha da promoção da nossa gastronomia, da sua valorização e, ao mesmo tempo, a sua afirmação como fator atratividade, de desenvolvimento económico e, também, de autossatisfação das pessoas das nossas populações que tanto orgulho têm nos produtos da nossa terra, da forma que como os confecionam e apresentam," concluiu o autarca. 

Já Celeste Rodrigues, referindo-se aos dois anos de paragem de eventos devido à pandemia e agradecendo o apoio logístico que a Câmara Municipal prestou à iniciativa, também quis sublinhar a renovação do evento na freguesia ao se sair da vertente Medieval para a vertente da Vila Condal. "As gentes da nossa freguesia estão empenhadas e desejando que tenhamos eventos e entrar noutro ritmo. Sem dúvida que temos aqui condições para inverter as condições que temos vindo a sentir nestes dois anos de interregno de atividades. Vão ser dois dias com grandes momentos com o envolvimento de toda a freguesia que quer ser visitada, afirmou.

De recordar que Sarzedas foi vila e sede de concelho entre 1212 e 1836 que era constituído pelas freguesias de Almaceda, Sarnadas da São Simão e Sarzedas. Tinha, em 1801, 3 532 habitantes.

Pelo decreto nº 12.613, de 1 de novembro de 1926, foram desanexados lugares desta freguesia para constituir a freguesia de Santo André das Tojeiras. Com lugares desta freguesia foi criada a freguesia de Juncal do Campo pelo decreto lei nº 22.844, de 19 de julho de 1933.

Atualmente pertence à rede de Aldeias do Xisto, sendo a localidade desta rede com maior dimensão.

Ainda em relação os dois produtos que esta Feira promove, segundo a presidente Junta de Freguesia, a Sarzedinha é uma Tigelada que varia de confeção de casa para casa da localidade, daí a origem desta designação popular local que identifica os sabores e gentes desta população. 

A Chanfana é um prato confecionado com carne de cabra velha, que costuma ser assada dentro de caçoilas (recipientes) de barro em fornos a lenha, ou no forno de casa, temperada de véspera em vinha-de-alhos. Por ser considerada “um bom assado” é um prato muito apreciado na região.

No primeiro dia do evento, 18 de Junho, está programado um Passeio Pedestre chamado “Rota da Vila Condal, às 08:30 horas. Animação Itinerante com “Bando das Gaitas” às 12:00, atividade “Oficina de Barro às 16:00.

A inauguração será ás 17:00 com atuação da Banda Filarmónica Retaxense. Às 19:00 Animação Itinerante com a “Marchinha do Botequim” e às 19:30 a Prova da Chanfana.

A noite será animada pela banda “4 Mens” a partir das 22:00.

O dia 19 será iniciado com a animação das “Concertinas da Carapalha” às 11:00 horas. Um concerto da Orquestra Típica Albicastrense ás 15:00. Atividade “Oficina de Barro” às 16:00. Às 16:30 Prova das Sarzedinhas.

A tarde será animada pela banda “Camisas Negras” a partir das 17:00   

PUB

PUB

PUB

PUB