As redes sociais estão presentes na rotina dos portugueses, pois cerca de 95% da população visita uma das aplicações mais populares do país.
Um número que está a crescer nos últimos 10 anos, e com um forte domínio do Facebook. Entretanto, alguns relatórios mais recentes apontam que o Instagram tem tudo para tomar essa liderança em popularidade, sobretudo entre os mais jovens. Uma mudança que promete causar grandes impactos no conteúdo consumido.
Presente em Portugal desde setembro de 2008, o Facebook sempre foi a rede social mais popular por aqui. O crescimento em todo esse tempo foi de quase 50% todos os anos. Um exemplo dessa preferência por aqui é com as mensagens, pois enquanto outros países adotam o WhatsApp e o Telegram como principais apps com essa funcionalidade, os portugueses são fiéis ao Messenger. Alguns relatórios apontam que mais de 75% da população utiliza a rede.
Entretanto, isso não deve ficar assim nos próximos anos, caso a atual tendência de crescimento do Instagram mantenha-se. A outra rede social da Meta tem caído no gosto dos portugueses, sobretudo com os vídeos online, e aproxima-se dos números do Facebook. No caso das empresas, o Instagram conseguiu atingir 65,8% de presença por aqui, e foi uma das poucas redes que cresceu. O Facebook tinha quase 84% e recuou para 78,1% nesta mesma época. Esse é um sinal claro de uma disputa que deve acontecer no futuro.
Uma das principais ferramentas do Instagram para conseguir esse crescimento é o uso dos vídeos online. A aplicação não só ganhou filtros para esse formato, como também apostou no Reels e na IGTV para incentivar os criadores de conteúdo. Até mesmo quem gosta de trabalhar com imagem pode fazer vídeo com fotos e publicar algo mais dinâmico no perfil. Isso foi algo feito com mais cuidado pelo Instagram, o que pode estar a chamar
Portugal viria muitas mudanças, caso o Instagram consiga cerrar o domínio do Facebook. Atualmente, a rede azul é utilizada amplamente não só pelas pessoas, mas também pelas câmaras municipais e pelo Governo de Portugal. Em 2021, o candidato Luís Correia, do SEMPRE, utilizou-se da página pessoal no Facebook para conversar com outro político. A rede transformou-se num canal de comunicação que interessa aos portugueses.
Esse caso mostra que a mudança será feita com tempo, e o Facebook não vai perder a posição e importância que possui no país. Seja na política ou em qualquer outro campo, essas apps são essenciais para a população atualizar-se de acontecimentos que envolvem Portugal. O Instagram também consegue fazer isso, mas ainda continua a ser dominado por conteúdos de entretenimento, comércio e vlogs. Existe espaço na internet portuguesa para as duas redes sociais da Meta.
O crescimento de outras apps também chama a atenção, como é o caso do TikTok. Além de ter conseguido o maior crescimento em Portugal, a rede é uma das poucas com um foco maior nos vídeos de curta duração. Foi uma estratégia inteligente, que fez a aplicação ganhar espaço em diferentes países europeus. O impacto por aqui também foi grande, e deve ficar ainda maior nos próximos anos. Desde o início do ano, o TikTok começou a aceitar vídeos de até 10 minutos.
Portugal é um dos países em que mais se consome conteúdo nas redes sociais, com mais de 90% da população utilizando-as na rotina. Não é surpresa que diferentes apps busquem espaço por aqui, e a disputa entre Facebook e Instagram deve acirrar-se nos próximos anos. Algo positivo para todos os portugueses.
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