Diário Digital Castelo Branco - Aldeias Históricas de Portugal realizaram mais de 105 mil passeios a pé e de bicicleta entre março e dezembro de 2021 Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Aldeias Históricas de Portugal realizaram mais de 105 mil passeios a pé e de bicicleta entre março e dezembro de 2021

As diferentes rotas das Aldeias Históricas de Portugal registaram mais de 105 mil passagens, entre passeios de bicicleta e a pé, no período compreendido entre 7 de março e 31 de dezembro de 2021. Um número que prova o apelo das Aldeias Históricas de Portugal como destino de aventura e natureza.

  • País
  • Publicado: 2022-01-21 16:21
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Com paisagens de serra e agrícolas, planícies, zonas ribeirinhas, parques naturais, reservas protegidas, praias fluviais e zonas de lazer, as Aldeias Históricas de Portugal são "um destino que são 12" cada vez mais procurado por adeptos de Turismo Ativo e Natureza. Prova disso, é que de 7 de março a 31 de dezembro do ano passado, as Estruturas de Animação Permanente das Aldeias Históricas de Portugal, onde se incluem os contadores da GR22 - Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal e Caminhos Históricos de Pequena Rota (PR), registaram mais de 105 mil passagens, entre passeios de bicicleta e a pé.
Na GR22 - Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal, de março a dezembro de 2021, contaram-se mais de 61 mil passagens a pé, e quase 5 mil de bicicleta. Nos Caminhos Históricos de Pequena Rota (PR), registaram-se quase 40 mil passagens.
Números que justificam a aposta que, nos últimos anos, as Aldeias Históricas de Portugal - Associação de Desenvolvimento Turístico têm vindo a fazer na criação e qualificação dos recursos turísticos, no âmbito do Turismo Ativo e de Natureza. A GR22 - Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal é disso exemplo, pelo investimento de que tem beneficiado ao nível da sinalética interpretativa, informativa e de orientação, mas também do traçado, orientado para a passagem por localidades com pontos de interesse relevantes e oferta de serviços. Um esforço que foi reconhecido, em 2019, com a atribuição do selo Leading Quality Trails - Best of Europe, pela European Ramblers Association (Associação Europeia de Caminhada), tornando assim a GR22 na maior rota europeia com selo Leading Quality Trails.
A mobilidade suave e a sustentabilidade são dos mais importantes eixos estratégicos das Aldeias Históricas de Portugal - Associação de Desenvolvimento Turístico, pela importância que têm em promover um turismo sustentável na preservação e desenvolvimento do território. As mais de 105 mil passagens registadas pelas Estruturas de Animação Permanente, entre março e dezembro de 2021, comprovam o potencial do Turismo Ativo e de Natureza para o crescimento económico das Aldeias Históricas de Portugal.
Graças aos dados obtidos através do sistema de monitorização aplicado às Estruturas de Animação Permanente, as Aldeias Históricas de Portugal - Associação de Desenvolvimento Turístico têm conseguido planear e melhor definir os seus planos de ação, nomeadamente na especialização da oferta do Turismo Ativo e de Natureza, bem como dos acessos e serviços complementares.
Em tempos de pandemia, o Turismo Ativo e de Natureza é cada vez mais uma tendência por todo o mundo – e como provam os números dos contadores das Estruturas de Animação Permanente, as Aldeias Históricas de Portugal, rodeadas de natureza em estado puro, são cada vez mais procuradas por aventureiros. Recorda-se ainda a oferta, sem igual, em património histórico-cultural, lazer, gastronomia, vinhos, turismo rural, hotéis e spas de qualidade superior. Ou seja, um ímpar e inesgotável potencial turístico.

Sobre a Rede das Aldeias Históricas de Portugal
Perdidas entre montes e vales da verdejante paisagem do interior de Portugal, repletas de lendas e castelos, sabores e tradições, há 12 singelas aldeias onde apetece perdermo-nos, para nunca mais nos encontrarmos. Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso: as Aldeias Históricas de Portugal, um destino que são 12, são paraísos escondidos que nos levam numa viagem ao tempo de reis e rainhas, épicas e infinitas batalhas que escreveram a História como a conhecemos hoje. Viajar até às Aldeias Históricas de Portugal é, assim, descobrir a História de um país de temerários conquistadores, através das pedras das suas calçadas e das suas frondosas muralhas e castelos, orgulhosa e imponentemente erguidos. É, ainda, a garantia de momentos inesquecíveis de lazer, aventura e descoberta, temperados com os inigualáveis aromas e sabores da região, que compõem a sua típica gastronomia. No território das Aldeias Históricas de Portugal há um sem fim de trilhos para caminhadas e percursos de bicicleta e BTT – como a Grande Rota 22 (GR), a maior rota de Walking & Cycling em Portugal, com cerca de 600 km.
As Aldeias Históricas de Portugal são o primeiro destino em rede – à escala mundial –, e o primeiro destino nacional a receber a certificação BIOSPHERE DESTINATION.
A Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal (GR22) é a maior rota europeia para caminhadas com selo Leading Quality Trails – Best of Europe, entregue pela European Ramblers Association (Associação Europeia de Caminhada)

PUB

PUB

PUB

PUB