Penamacor Vila Madeiro está de regresso com programa completo

Penamacor Vila Madeiro regressa, este ano, em formato presencial, nos dias 7, 8, 11, 12, 18, 19, 23, 24 e 25 de dezembro, depois de no ano transato ter sido apresentado num formato online, devido aos constrangimentos causados pela pandemia de Covid-19.

  • Cultura
  • Publicado: 2021-11-28 22:02
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

O evento arranca no dia 7 de dezembro, com a Festa no recinto de Nossa Senhora do Incenso, prosseguindo, no dia seguinte, com o habitual desfile de tratores que carregam os troncos até ao adro da Igreja. O momento alto do certame e desta tradição acontece na passagem da noite de 23 para 24 com o acender da fogueira. O evento conta, ainda, com música, animação de rua, Mercado de Natal, espaço infantil, passeios pedestres e equestres e outras atividades culturais como visitas guiadas e encenadas ou apresentação de livros. O certame é inaugurado pelas 15:30 do dia 7 de dezembro, no Museu Municipal, ao mesmo tempo que decorre naquele local a inauguração da exposição “Madeiro – Património e Identidade”, seguida de um momento musical e de poesia, por Pedro Domingues e Cristiana Pereira. Pelas 16:00, lugar para a apresentação, no Auditório da Escola de Música, do livro “Carlota e Francisco Pinza Ferras - A Vida, o Sonho, a Obra”, da autoria de Maria João Cunha e com edição do Instituto Social Cristão Pina Ferraz, em colaboração com o Município de Penamacor. Já a partir das 21:00, o Recinto de Nossa Senhora do Incenso recebe os concertos da Encantatuna e de Augusto Canário & Amigos. No dia 8, realiza-se, às 11:00, uma Visita Guiada e Encenada ao Convento de Santo António, e, às 21:00, o Teatro Comunitário “Da água se fez lenda”. De realçar que, neste dia, o momento alto decorre a partir das 14:00, com o Desfile do Madeiro. O evento regressa, depois, no dia 11, com o Passeio Pedestre e Plantação de Árvores Autóctones, pelas 10:30. As inscrições para este passeio podem ser realizadas através do número 962 180 782. Às 18:00, acontece o já habitual Encontro de Cantares ao Menino, no Convento de Santo António, que conta, nesta edição, com a participação da Casa do Pessoal dos Hospitais da Universidade de Coimbra e com o Grupo Modas Antigas. Por fim, pelas 21:00, os Band & Tarola dão um concerto na Praça Vila Madeiro. No dia 12, destaque para a apresentação do livro “Poesia Popular da Raia Beirã”, da autoria de Francisco Abreu, no Auditório da Escola de Música, e para o concerto da banda espanhola de rock de natal Indy Tumbita & The Jingle Bells, na Praça Vila Madeiro.

 

Madeiro acende no dia 23 em Penamacor

 

Nesta altura, caminha-se a passos largos para o momento alto do certame com o acender do Madeiro. Antes, no dia 18, o programa arranca, às 9:00, com a 7ª edição do Passeio Equestre Vila Madeiro, seguida da Visita Guiada e Encenada à Arquitetura Militar da Vila de Penamacor, pelas 15:30. Às 21:00, na Igreja Matriz, regressa o concerto de Natal do Polo de Penamacor da Academia de Música e Dança do Fundão. Finalmente, chegado o dia 23 de dezembro, a noite arranca com o concerto do coro gospel Shout, na Praça Vila Madeiro, e às 23:59, é aceso o Maior Madeiro de Portugal. A animação de rua durante o evento, fica a cargo da Fanfarra de Soldadinhos de Chumbo, de Os Carriços, de A Mãe Natal e os Duendes Traquinas, de Os Trovadores da Beira, dos Picadinhos da Concertina, dos Zambumbas de Alpedrinha, das Concertinas da Gardunha, dos animadores itinerantes: Pai Natal, Mãe Natal e Mascotes, dos Manta D’Ourelos, dos Fanfarra Nem Fá Nem Fum, do Dueto Improvável, dos Tok'Avakalhar, dos Fanfarra BF, dos Corre Adegas, dos Celtitando, do Grupo de Concertinas: “Traquinas e Companhia”, de Os Grifos, dos animais itinerantes: A Rena, o Mocho, a Coruja e o Domador Duende, do Curinga Itinerante, de Tiago Quintans com “Poesia porta a porta”, da Beira Brass Band, dos Sopraki, do Grupo de Concertinas “Os Foligaitos”, da Banda de Duendes, dos animadores itinerantes: Pai Natal, Mãe Natal e Floco de Neve, dos Pifaradas e Gaitadas Natalícias e dos animadores itinerantes: Mickey, Minnie Natal e Floco de Neve. De realçar que o programa está sujeito a alterações mediante imposições legais no âmbito da Covid-19.

 

PROGRAMA COMPLETO

 

É possível consultar o programa completo através do link https://www.vilamadeiro.pt/programa

 

O Madeiro

 

Recorde-se que o Madeiro de Penamacor ganhou fama de ser o maior do país. Todos os anos, com o aproximar do Natal, por todas as freguesias do concelho, os jovens em idade de cumprir o serviço militar unem-se para cortar e transportar os troncos que alimentarão a fogueira para aquecer o Menino Jesus. O grande monte de madeira, depositado no adro da igreja, é ateado ao cair da noite do dia 24, à exceção de Penamacor, que arde de 23 para 24, e mantém-se aceso durante vários dias. Depois da ceia de Natal, a população reúne-se em redor da fogueira, num gesto ritual de fraterno encontro. Em Penamacor, a chegada do Madeiro tem data marcada e o ato assume foros de festividade. De facto, no dia 8 de dezembro, a população acorre generosamente à rua para saudar o cortejo de tratores e reboques, em número que procura sempre bater o antecedente, onde os jovens do ano, dantes só os rapazes e agora também as raparigas, empoleirados nos troncos, atiram à rebatina os frutos do ramo de laranjeira que a praxe manda trazer, cantando acompanhados à concertina.

PUB

PUB

PUB

PUB