Castelo Branco: Turma do AE Afonso de Paiva promove projeto europeu "The Storyteller B@g" | English eTwinning Project

Novo ano e novo projeto eTwinning! "The Storyteller B@g" é o nome do projeto europeu eTwinning que a turma 4ºA da Escola Básica S. Tiago do Agrupamento de Escolas de (AE) Afonso de Paiva irá desenvolver com a Professora de Inglês, Carla NUNES, ao longo do ano letivo 2021.2022, em conjunto com alunos e professores de Espanha, Croácia, Geórgia, Polónia, Roménia, Turquia e Portugal. 

  • Educação
  • Publicado: 2021-11-27 21:38
  • Autor: Diário Digital Castelo Branco

Em nota de imprensa enviada ao Diário Digital Castelo Branco, este AE albicastrense espera, com este projeto, que os alunos produzam histórias de forma colaborativa, mobilizando o seu conhecimento da vida, cultura e história local. Ao longo do processo irão ser promovidas práticas de construção narrativa por meio de “estimuladores” da imaginação e da criatividade.

Cada turma participante inicia uma narrativa a partir de vários elementos fornecidos pelos alunos e pela professora e constrói-se uma sacola, que será posteriormente decorada, onde são colocados os parágrafos construídos, acompanhados dos elementos físicos que desencadearam o texto construído. A sacola é depois enviada para um país parceiro que dará continuidade à história. A construção e receção das várias partes da história serão partilhadas no TwinSpace do projeto (espaço em linha privado do projeto, na plataforma eTwinning). As histórias são construídas por todos os alunos envolvidos, desenvolvendo a comunicação oral e escrita na língua materna e em inglês, bem como a imaginação, a criatividade e o conhecimento do meio ambiente/ património local. No final, cada história corresponderá a um livro digital que será completado com ilustrações e cuja narrativa poderá ser dramatizada. 

No final do projeto será apresentado e divulgado um ebook, com todas as histórias produzidas pelos alunos europeus participantes. As diferentes etapas, atividades, tarefas, reuniões on-line com os alunos parceiros, questionários e materiais serão disponibilizados/ realizados em contexto de sala de aula (presencial) e no canal “Projeto eTwinning” da Equipa de Inglês da Turma na MS Teams, plataforma institucional do Agrupamento (on-line), como forma de monitorização e avaliação do processo e dos resultados do projeto e para que os pais e encarregados de educação o possam também acompanhar. 

São objetivos nucleares deste projeto conscientizar os alunos sobre regras básicas e etiqueta na comunicação virtual, para interagir de forma correta e segura em uma comunidade virtual; desenvolver a comunicação oral e escrita em inglês; desenvolver a imaginação e a criatividade; ensinar os alunos a usar e/ ou desenvolver habilidades artísticas e competências digitais; fomentar a consciência e expressão cultural; promover a valorização da escrita, das expressões artísticas e do património, assim como estimular a diversão na aprendizagem de Inglês e incentivar os alunos a direcionarem as suas energias para a aprendizagem de línguas. 

PUB

PUB

PUB

PUB