Idanha-a-Nova: Câmara cria centro interpretativo das trilobites em Penha Garcia

Câmara de Idanha-a-Nova vai criar o centro interpretativo das trilobites, em Penha Garcia, obra que está integrada num projeto de valorização do Parque Icnológico local.

  • Região
  • Publicado: 2021-11-27 17:21
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

“O centro interpretativo das trilobites, estará integrado na malha urbana de Penha Garcia, em espaços propriedade da Câmara de Idanha-a-Nova”, refere, em comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco, a autarquia.

A estrutura vai ter uma função de acolhimento dos turistas e visitantes, disponibilizando-lhes toda a informação sobre o património natural e geológico que podem visitar.

A obra consiste na criação e requalificação de infraestruturas de apoio à visitação do património natural do Parque Icnológico de Penha Garcia, incluindo a criação do centro interpretativo paleobiologia das trilobites”, lê-se na nota.

O novo espaço vai complementar a Rota dos Fósseis, projeto de apoio à visitação já existente, e irá apoiar a interpretação de um património que remonta há 480 milhões de anos, quando a região era banhada por um oceano.

Para o efeito, vai ser criada uma solução expositiva integrada, com principal foco no período Paleozoico e nas espécies contemporâneas da época, as trilobites.

Segundo a autarquia, esta solução surge “da necessidade de preservar os fósseis da aldeia e outros organismos da Era Paleozoico (500 a 450 milhões de anos) e de interpretar todo um conjunto de características geológicas naturais locais e do Geopark Naturtejo”.

“Trata-se de um património natural único e de valor reconhecido internacionalmente, que deverá reforçar-se como uma âncora estratégica na diferenciação e competitividade do concelho, mais especificamente na sua valorização turística, mas também do território regional e nacional”, conclui o município.

Do ponto de vista programático, o espaço expositivo é definido por um percurso que se desenvolve sob três temas: as trilobites, Penha Garcia e consciencialização ambiental.

O Parque Icnológico de Penha Garcia é um geomonumento estratégico integrado no Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, que integra a rede mundial da UNESCO.

Este inclui os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.

PUB

PUB

PUB

PUB