Diário Digital Castelo Branco - Idanha-a-Nova: Laboratório Colaborativo cria emprego no concelho Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Idanha-a-Nova: Laboratório Colaborativo cria emprego no concelho

Aprovado em junho de 2019, o CoLAB (Laboratório Colaborativo) Food4Sustainability, com sede em Idanha-a-Nova, teve financiamento base aprovado em Novembro de 2020 e, com um ano de atividade efetiva, já conta com uma equipa de 21 colaboradores e vários projetos-piloto dedicados a tornar a cadeia alimentar mais sustentável.

  • Economia
  • Publicado: 2021-11-17 07:14
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

O CoLAB desenvolve atualmente ensaios e projetos-piloto de agricultura sustentável numa parcela de 13 hectares, no âmbito de uma parceria com a sociedade Hortas D’Idanha, um número que deverá crescer nos próximos anos.

O laboratório colaborativo, que tem também uma parceria com a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, elaborou este ano 31 candidaturas a projetos competitivos e está já a implementar 5 projetos cofinanciados.

Em declarações ao Diário Digital Castelo Branco, o presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, refere que “os projetos que o CoLAB Food4Sustainability tem em curso permitem dinamizar agendas de inovação fundamentais para o setor primário, a partir da Bio-Região de Idanha-a-Nova para todo o mundo”.

O autarca explica que “o CoLAB é um projeto que a Câmara de Idanha-a-Nova foi construindo em conjunto com a BGI – Building Global Innovators, e que hoje dispõe de equipamentos, competências e recursos humanos de excelência para criar soluções de inovação no setor primário”.

“Além do impacto na criação de riqueza e emprego nesta região, este é um projeto que produz conhecimento ao nível da sustentabilidade, dos circuitos curtos de comercialização, da economia circular, do sequestro de carbono, da gestão da água, da gestão da energia e muito mais”, acrescenta Armindo Jacinto.

Com efeito, estão a ser testadas e implementadas novas abordagens aos sistemas de produção alimentar que possam ter um impacto positivo no ambiente, mitigando a emissão de dióxido de carbono, sem recurso a químicos de síntese, maximizando a utilização do solo de forma sustentável, preservando a água e tornando toda a cadeia de valor na indústria alimentar mais eficiente.

Nuno Serra, presidente do CoLAB, também em declarações ao DDCB, destaca que “enquanto laboratório colaborativo sedeado no Interior, temos como prioridade desenvolver demonstradores na região e promover casos de estudo da região. Nesse sentido, temos vindo a desenvolver várias iniciativas chave, desde um ciclo de 19 webinars sobre economia circular, solos, aquaponia e saúde e bem-estar, enquadrado na nossa academia, a sessões de trabalho no contexto de um projeto com o EIT Food, desenvolvido em Portugal, França, Áustria e Suécia”.

“Em parceria com entidades chave na agricultura biológica, tais como a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), a Kiwa Sativa e a Agrobio, entre outras, estamos a lançar uma iniciativa para promover operadores e produtos, nacional e internacionalmente, e fomentar a conversão para sistemas de produção sustentáveis ambiental, económica e socialmente. Esta iniciativa, designada biolog, vai ser apresentada na sessão de trabalho que iremos realizar em Idanha-a-Nova no dia 27 de novembro”, acrescenta Nuno Serra.

A estrutura está disponível para trabalhar com produtores locais, tornando a atividade agrícola mais rentável e mais sustentável, por exemplo através de processo de digitalização, mas também em todo o país e além-fronteiras, através de parcerias com redes europeias como a EIT Food, da qual o CoLAB já é parceiro.

O CoLAB Food4Sustainability tem 15 membros fundadores, entre os quais estão a aceleradora BGI – Building Global Innovators, membro coordenador, e quatro instituições de ensino superior, designadamente a Universidade da Beira Interior e os Institutos Politécnicos de Castelo Branco, Guarda e Viseu. 

São ainda membros fundadores as empresas Hortas d’Idanha, Sementes Vivas, Grupo Veracruz, Aquaponics Iberia, BlueGrowth, Algae 4 Future, COOPAGROL e Mendes Gonçalves, bem como o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova e a Associação de Recursos Ambientais e Alternativos.

PUB

PUB

PUB

PUB