Castelo Branco recebe Torneio Internacional de Ténis

Pelo nono ano consecutivo, Castelo Branco recebe uma prova internacional de ténis, inscrita no Calendário Oficial da ITF (International Tennis Federation). 

  • Desporto
  • Publicado: 2021-07-21
  • Autor: Nuno Pissarra e João Ramalho

A prova, pontuável para o ranking ATP e com um prémio monetário de 15 000 $ é promovida pela Zonameeting e o Riba Clube, com o apoio da Associação de Ténis de Castelo Branco e a Câmara Municipal de Castelo Branco. 

Vai decorrer entre os dias 25 de julho e 1 de agosto, nos campos do Hotel Meliã Castelo Branco e nos campos da Associação Recreativa e Cultural do Bairro do Valongo.

Tendo sido realizados desde o ano 2013 sem qualquer interrupção, os Internacionais de Ténis de Castelo Branco (ITCB) assumem-se como a prova internacional mais emblemática e antiga do interior centro de Portugal, desde a entrada do ténis na era “open”, tendo vindo a ser uma oportunidade para promover a modalidade, sensibilizar a comunidade para a prática regular de ténis, estimular a economia local e promover Castelo Branco. 

Considerando o elevado número de jogadores e membros das suas equipas que vão marcar presença em Castelo Branco, a organização reforça a importância do evento para o tecido económico e empresarial local, em particular da hotelaria e serviços, constituindo-se assim como um catalisador para o desenvolvimento do turismo desta região, uma vez que pode ser combinado com outras atividades turísticas e culturais regionais, dando a possibilidade a quem nos visita de conhecer e usufruir do que esta região tem para oferecer, dado o elevado tempo de permanência dos intervenientes e substancial poder de compra.

A quatro dias do início dos Internacionais de Ténis de Castelo Branco, as vagas existentes para os quadros principal e de qualificação estarão preenchidas, não havendo portugueses entre os jogadores com entrada direta no quadro principal. 

Liderada pelo Marek Gengel, jogador da República Checa, a lista de aceitação do quadro principal é constituída por jogadores de 12 nacionalidades, verificando-se a ausência de portugueses.

Na lista de jogadores com entrada no quadro de qualificação, a organização conta com a entrada direta de 40 jogadores, 8 dos quais portugueses.

A aguardar uma oportunidade para participar nos Internacionais de Ténis de Castelo Branco estão 186 jogadores, a maioria estrangeiros. 

Para a concretização da prova, a organização reforça a importância do envolvimento e empenhamento que tem havido, ao longo de todas as edições, por parte da Câmara Municipal de Castelo Branco. Sem o apoio logístico e monetário não seria possível realizar o evento. 

De realçar ainda o apoio a nível local por parte do Hotel Meliã Castelo Branco, unidade hoteleira que tem acolhido a prova nas suas instalações, da Junta de Freguesia de Castelo Branco, da Associação de Ténis de Castelo Branco e da Associação Recreativa e Cultural do Valongo, parceiros presentes desde a primeira edição.

A nível nacional, o apoio da Federação Portuguesa de Ténis e seus parceiros tem sido também um aspeto crítico para a realização dos Internacionais de Ténis de Castelo Branco. 

PUB

PUB

PUB

PUB