Diário Digital Castelo Branco - Serra da Gardunha: Férias com caminhos pedestres Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Serra da Gardunha: Férias com caminhos pedestres

A beleza da Serra reserva rotas ainda não conhecidas, com destaque para o Caminho do Anjo da Guarda, um percurso pedestre que parte das Casas de Alpedrinha

  • Região
  • Publicado: 2021-06-30 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

 

Como se não bastassem o cenário digno de um verdadeiro retrato campestre e os encantos naturais cercados pela vegetação do interior, a Serra da Gardunha constitui um local de referência para rotas repletas de histórias. Ao todo, são 250 km quilómetros sinalizados, e um trajeto que apresenta novidades a cada contorno. 

Na zona protegida da Gardunha, na Beira Baixa, não faltam florestas, riqueza geológica, cerejais com frutos em abundância, além de rebanhos e aves que formam a fauna da região. Aos entusiastas do desporto e do turismo rural, os percursos que apresentam as maravilhas da natureza podem ser feitos com a devida preparação (chapéus, garrafas de água, sapatilhas e vestimentas confortáveis, além de alimentos leves, como frutas ou barras de cereais, são essenciais). 

Dentre tantos caminhos e opções que podem ser consideradas neste Verão, há uma em particular que capta a atenção dos mais curiosos: o Caminho do Anjo da Guarda, percurso circular que começa e termina nas Casas de Alpedrinha. O caminhante, assim, passa pela Vila e pela Serra, em um trajeto de aproximadamente 6 quilómetros e dificuldade entre fácil e moderada. Pode-se optar por fazer o trajeto de ida e volta apenas até a Vila de Alpedrinha, com visita aos pontos de interesse ou o trajeto circular, em que há a subida específica até a Serra da Gardunha. 

Mas, para garantir a segurança dos turistas e dos moradores da região que têm interesse em traçar esse itinerário, é possível contar com a presença de um guia, contratado atempadamente junto ao Posto de Turismo do Fundão. Ainda assim, vale dizer:  a orientação da via pedestre é facilitada, portanto, não há dificuldade na execução do percurso.

A oportunidade de conhecer as tradições e todos os pontos de visitação da Vila de Alpedrinha é apenas uma das vantagens propiciadas aos que decidem trilhar o Caminho do Anjo da Guarda. Alpedrinha é uma terra conhecida por seus solares ancestrais, de arquitetura ímpar, e por suas belas fontes, onde correm as águas cristalinas da Gardunha (como exemplo, há o monumental chafariz de D. João V). 

Construções autênticas e edifícios históricos, caminhos romanos, mistérios, lendas e até a passagem das tropas de Napoleão pela Vila, fazem da caminhada pelas ruas estreitas uma viagem no tempo, em uma espécie de museu a céu aberto. Pouco mais de 1.000 habitantes povoam uma área de 18,22 quilómetros quadrados, o que torna a visita à Vila ainda mais intimista.

Deixe-se guiar pelo Caminho do Anjo da Guarda e conheça, por meio das Casas de Alpedrinha, mais um recanto deslumbrante no coração da Beira Baixa, no interior de Portugal. 

PUB

PUB

PUB

PUB