Idanha-a-Nova: Beneficiários do Cartão Raiano Saúde têm acesso a Rede Médica Nacional completa

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova apresentou publicamente na passada 2ªfeira, dia 24 de Maio,  o Cartão Raiano de Saúde 0-114, que vai ser distribuído de forma gratuita a todos os munícipes residentes e recenseados no concelho.

  • Região
  • Publicado: 2021-05-27 00:00
  • Autor: Diário Digital Castelo Branco

Como o Diário Digital Castelo Branco já adiantou, trata-se de um seguro complementar ao Serviço Nacional de Saúde que dá acesso célere e diário aos cuidados primários de saúde, disponibilizando um conjunto de serviços, a nível local e nacional, a todos os beneficiários.

“O Cartão Raiano de Saúde 0-114, sem custos para os munícipes ou limite de idade, permite usufruir de um centro de atendimento em permanência em Idanha, com médico e duas enfermeiras, mas também de serviços médicos e de enfermagem ao domicílio. Vem reforçar uma oferta de saúde integrada que inclui ainda as viaturas Unidade Móvel de Saúde e Espaço Móvel Cidadão que percorrem todas as freguesias do concelho”, afirma o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova.

Na apresentação do Cartão Raiano de Saúde 0-114, Armindo Jacinto referiu que o projeto “está a ser preparado há cerca de seis anos e visa a criação de condições para se viver em Idanha uma vida longa e com qualidade, daí o Cartão ser dos zero aos 114 anos, uma vez que já tivemos uma cidadã que viveu até ao 113”.

“A saúde de qualidade e proximidade é mais um argumento muito positivo para fixar quem vive em Idanha, mas também para captar novos idanhenses e desafiar a nossa diáspora a fixar aqui a sua residência. Vem somar a saúde às estratégias que também temos desenvolvido nas áreas da educação, da habitação, da segurança e da captação de investimento, criação de riqueza e emprego”, acrescenta Armindo Jacinto.

O Cartão Raiano de Saúde é um projeto com características únicas em Portugal. Após concurso público internacional, este foi ganho pela Lusitania - Companhia de Seguros SA, em parceria com a Casa de Saúde de São Mateus e a corretora Sabseg.

Uma das inovações é os serviços clínicos terem uma vertente local e nacional. Assim, além dos serviços de carácter permanente em Idanha-a-Nova (ou seja: consultas de clínica geral e serviços de enfermagem gratuitos, médico e enfermagem ao domicilio, linha de atendimento médico), os beneficiários do Cartão Raiano de Saúde têm acesso a uma Rede Médica Nacional completa, a preços convencionados. Inclui serviços médicos tais como Hospitalização, Parto, Ambulatório, Consultas e Exames, Estomatologia, Fisioterapia, Rede de Bem-Estar, entre outros.

Refira-se que o centro de atendimento funcionará na Casa de Saúde de Idanha-a-Nova, sita na Av. Mouzinho de Albuquerque (antigas instalações do Espaço Sénior), a partir do próximo dia 7 de junho.

Para o responsável comercial da Lusitania, Filipe Araújo, o projeto vai “facilitar o acesso da população aos cuidados de saúde primários, sempre em articulação com o Serviço Nacional de Saúde”.

Os residentes do concelho de Idanha-a-Nova vão receber, nos próximos dias, uma carta com a informação necessária para aderir ao Cartão Raiano de Saúde 0-114.

Passamos a apresentar os benefícios:

a) Consultas de Medicina Geral gratuitas e sem limite para todos os munícipes das freguesias do concelho de Idanha-a-Nova (marcação prévia);

b) Serviços de Enfermagem gratuitos e sem limite para todos os munícipes das freguesias do concelho de Idanha-a-Nova (marcação prévia);

c)  Serviço gratuito telefónico de aconselhamento médico, aconselhamento medicamentoso, marcação de consultas, marcação de serviços enfermagem, pedido de médico e enfermagem ao domicílio, entre outros;

d) Médico ao domicílio, em caso de urgência, por apenas €15,00;

e) Enfermagem ao domicílio, em caso de acamamento ou limitações no seguimento de doença grave ou internamento: até 10 sessões de enfermagem é gratuito; de 10 a 20 sessões, apenas 5,00 € por sessão;

f) Acesso à Rede Médica Nacional AdvanceCare, que inclui serviços médicos desde Hospitalização, Parto, Ambulatório, Consultas e Exames, Estomatologia, Fisioterapia, Rede de Bem-Estar, entre outros serviços a preços com desconto para os munícipes de Idanha-a-Nova,

g) Exames TAC / Ecografia / Raio X com desconto especial de 50% na Rede Médica Nacional AdvanceCare.

PUB

PUB

PUB

PUB