375° aniversário da proclamação de Nossa Senhora da Conceição como Padroeira de Portugal

Esta quinta-feira, dia 25 de Março de 2021, assinalam-se os 375 anos da proclamação de Nossa Senhora da Conceição como Padroeira de Portugal.

  • País
  • Publicado: 2021-03-23
  • Autor: Diário Digital Castelo Branco

 

O rei D. João IV, em momento de guerra pela restauração da independência, depositou, aqui, em Vila Viçosa, a sua coroa real aos pés da Virgem, celebrada nesta imagem que evoca a sua Imaculada Conceição, e a partir desse instante, nenhum soberano nacional usou mais a coroa na cabeça.

Hoje, em momento de particular dificuldade para todos, e em plena pandemia da Covid 19, lembramos e renovamos esse voto do Rei Restaurador.

O Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa é, como sabeis, local de grande importância histórica e espiritual para o nosso País, aonde acorrem muitos fiéis.

No dia 8 de dezembro, em Vila Viçosa se celebra a festa da Imaculada Conceição. A devoção a Santa Maria, já vem de tempos antigos. Ao que se sabe, a festa da Imaculada Conceição foi introduzida em Portugal já em 1320, por D. Raimundo, Bispo de Coimbra. Nesta tradição Mariana, por volta de 1400, S. Nuno de Santa Maria, então o Condestável D. Nuno Álvares Pereira, terá mandado vir de Inglaterra uma imagem de Nª Srª da Conceição, que ainda hoje se venera no Santuário de Vila Viçosa.

Em 1 de dezembro de 1640, D. João IV é aclamado Rei de Portugal. Seis anos depois, em 25 de março de 1646, proclamou Padroeira e Rainha de Portugal a Senhora da Conceição do Santuário de Vila Viçosa, oferecendo-lhe a coroa. Este gesto de humildade materializou-se no facto de, a partir de D. João IV, mais nenhum Rei de Portugal ter usado a coroa na cabeça, para que ficasse claro que a realeza pertenceria para sempre a Nossa Senhora. Celebram-se, portanto, em 25 de março de 2021, os 375 anos da coroação de Nossa Senhora da Conceição como Rainha e Padroeira de Portugal.

“1646”, o ano da proclamação e coroação de Nossa Senhora da Conceição como rainha de Portugal por D. João IV – Pedaço de história, recuperado sob as camadas de pintura – Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.

Para assinalar a data irá ser celebrada Eucaristia, no próximo dia 25 de Março, no Santuário de Vila Viçosa, pelas 18:30 horas, a qual será presidida por Sua Excelência Reverendíssima Dom Francisco José Senra Coelho, Arcebispo de Évora.

Na ocasião será também feito o lançamento de medalha comemorativa.

A Eucaristia será transmitida pelos canais de difusão da Arquidiocese de Évora e da Régia Confraria.

Facebook:

https://www.facebook.com/arquidiocesedeevora

https://www.Facebook.com/santuariovvicosa

 

Site:

https://dioceseevora.pt

 

Para mais informações, contactar

Francisco Couto – Capelão das Confrarias – Telm 965340392

Fernando Pinto – Juiz das Confrarias – Telm 967666747

PUB

PUB

PUB

PUB