Covid-19/Proença-a-Nova: Programa de recuperação económica apoia 59 empresas

A Câmara Municipal de Proença-a-Nova vai entregar mais de 70 mil euros de apoio não reembolsável a 59 empresas do concelho, no âmbito do programa de Apoio Municipal à Recuperação Económica. 

  • Economia
  • Publicado: 2021-03-03 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Em comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco, o Município sublinha que as 59 candidaturas aprovadas a este apoio "são na sua maioria empresas da área da restauração (cafés e restaurantes), mas também serão apoiados empresários do setor do comércio e dos serviços".

Citado no documento, o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo, refere que o município, "desde sempre acompanha este processo, de forma articulada com as medidas lançadas pelo Governo para o setor que mais sofre com o confinamento e consequente suspensão da sua atividade".

"Foi, por isso, que, de forma célere e desde o início, veio a definir um conjunto de apoios e isenções para mitigar os pesados constrangimentos", sustenta.

O Programa Municipal de Apoio à Recuperação Económica no âmbito da covid-19, criado pelo município de Proença-a-Nova, destina-se a empresas - com os códigos de atividades económicas definidos em regulamento - que tenham atividade comercial, com um volume de negócios igual ou inferior a 270.000 euros (valores de 2019) e que tenham registado, entre janeiro e novembro de 2020, quebras de faturação igual ou superior a 15% quando comparado com o mesmo período de 2019.

"O apoio financeiro não reembolsável, pago mediante a emissão de fatura, é de 15% sobre o valor da quebra de faturação com o limite máximo de 1.600 euros. O apoio também teve em conta o esforço de arrendamento dos agentes económicos, financiando uma majoração de 25% para um máximo de 2.000 euros de apoio total", lê-se na nota.

A autarquia sublinha ainda que "estão a decorrer as candidaturas para as empresas que se encontrem no critério de quebra de faturação acima referido em 50% do valor do investimento na remodelação de esplanadas, compra de aquecedores, guarda-sóis e guarda-ventos até ao limite de 750 euros; e em 50% do valor do investimento para renovação de toldos e vitrinas até ao limite de 750 euros".

Estas candidaturas decorrem até final de maio e os interessados podem recorrer ao Gabinete de Apoio ao Empresário e Agricultor para esclarecimento de dúvidas.

PUB

PUB

PUB

PUB