Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Economia 17 de fevereiro de 2021

Idanha-a-Nova: Programa para aquisição de habitação vai permitir reabilitar casas a 5€/m2

Por: Diário Digital Castelo Branco

Para incentivar a recuperação do património habitacional do concelho, a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova vai apresentar um programa para aquisição de habitações a disponibilizar no mercado ao preço simbólico de 5 euros/m​2​ a interessados na reabilitação dos imóveis.

Segundo informação a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, o levantamento do património habitacional do concelho de Idanha-a-Nova está a ser realizado no âmbito da Estratégia Local de Habitação.

A Câmara Municipal fez nos últimos anos o levantamento do património habitacional e áreas urbanas identificadas de todas as localidades do concelho, num planeamento estratégico que levou à constituição de Áreas de Reabilitação Urbana (ARU’s), aprovadas por unanimidade em Assembleia Municipal. Posteriormente, foram definidos Programas Estratégicos de Reabilitação Urbana (PERU’s) para essas áreas, para desenvolvimento de intervenções como a Estratégia Local de Habitação e o acesso dos munícipes e do Município a programas de financiamento, nacionais e comunitários, e a benefícios fiscais.

“O objetivo da autarquia é identificar património habitacional degradado, algo que já temos feito ao abrigo do regime de obras coercivas, no sentido de proceder à sua aquisição e posterior venda para ser reabilitado por particulares em condições favoráveis para fins de habitação própria, secundária e de rendimento, privilegiando a habitação própria permanente e os jovens que se pretendem instalar no nosso concelho”, refere, em comunicado de imprensa, Armindo Jacinto, presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.

Armindo Jacinto adianta que “o regulamento do programa está a ser preparado e permitirá, por um lado, aumentar a oferta de soluções habitacionais no concelho de Idanha-a-Nova, e por outro lado, corrigir situações de segurança, salubridade e estética das habitações em ruínas das nossas vilas e aldeias, valorizando na globalidade os seus aglomerados urbanos”.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!