Empresários da Covilhã, Belmonte e Penamacor têm projeto de 250 mil euros para apoio às empresas

A candidatura aprovada contempla setor do comércio e serviços, na área da formação, e assume especial relevância no combate aos efeitos da pandemia. 

  • Economia
  • Publicado: 2021-01-25 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Segundo a informação enviada ao Diário Digital Castelo Branco, a Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP) vai desenvolver, até dezembro de 2022, um projeto de apoio às empresas na área da formação de recursos humanos, em diversas áreas, ao abrigo de uma candidatura no valor de 250 mil euros que acaba de ser aprovada pela Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), na qualidade de entidade promotora da Candidatura Integrada de Formação (CIF), no âmbito do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.

O projeto permitirá à AECBP ministrar mais de 36 mil horas de formação a profissionais do setor do Comércio e Serviços, prevendo certificar cerca de 890 formandos. São oito as áreas de formação abrangidas: Audiovisuais e Produção dos Media, Comércio, Marketing e Publicidade, Contabilidade e Fiscalidade, Gestão e Administração, Secretariado e Trabalho Administrativo, Enquadramento na Organização / Empresa e Ciências Informáticas.

“É um projeto que visa o aumento das competências dos quadros das empresas, com vista à capacitação e à utilização de ferramentas que permitam aumentar os níveis de rentabilidade, produtividade e competitividade”, explica, em comunicado de imprensa, o presidente da AECBP, Henrique Gigante. “Há uma grande diversidade de áreas de formação à disposição das empresas através deste novo projeto, todas muito importantes no mundo empresarial”, sublinha o dirigente.

Para Henrique Gigante, este “é um projeto que assume especial relevância no contexto pandémico que vivemos, provocado pelo novo coronavírus, e tendo em consideração os seus impactos nas empresas e na economia local e nacional não só no presente, como também no pós-covid”. 

Henrique Gigante frisa que “o projeto vai com certeza contribuir para mitigar os efeitos negativos da pandemia” no território da área da atuação da AECBP. O projeto é aberto a todas as empresas dos concelhos da Covilhã, Belmonte e Penamacor, independentemente de serem ou não associadas da associação. 

Financiado pelo Fundo Social Europeu para a Formação Modular para Empregados e Desempregados, a Candidatura Integrada de Formação (CIF) tem como objetivos promover a sustentabilidade e a qualidade do emprego e apoiar a mobilidade laboral. 

No âmbito da NUTII Centro, a CIF envolve nesta edição 20 associações regionais e sectoriais e visa potenciar a empregabilidade dos profissionais do sector do Comércio e dos Serviços, através do aumento das suas competências e qualificações, com vista ao reforço da sua empregabilidade ou reinserção no mercado de trabalho.

PUB

PUB

PUB

PUB