Diário Digital Castelo Branco - Covid-19/Castelo Branco: Hospital Amato Lusitano começa a receber infetados da região de Lisboa e Vale do Tejo Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Covid-19/Castelo Branco: Hospital Amato Lusitano começa a receber infetados da região de Lisboa e Vale do Tejo

O Hospital Amato Lusitano (HAL) de Castelo Branco vai receber cinco doentes infetados pelo novo coronavírus da região de Lisboa e Vale do Tejo. 

  • Região
  • Publicado: 2021-01-09 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco com Lusa

"Foi-nos pedido para recebermos cinco pessoas infetadas da região de Lisboa e Vale do Tejo. Tratam-se de doentes, em princípio do Oeste, e que vêm devidamente estabilizados", anunciou a diretora clínica da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB), Eugénia André, numa conferência de imprensa de balanço da situação da pandemia de covid-19.

Na área da ULSCB - concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão - existem 903 casos de infeção pelo novo coronavírus, 427 dos quais em Castelo Branco, 163 em Idanha-a-Nova, 138 em Penamacor, 132 na Sertã, 14 em Oleiros, 13 em Vila Velha de Ródão, 13 em Proença-a-Nova, três em Vila de Rei.

Eugénia André disse ainda que já foram tratados no HAL mais de 300 pessoas de fora da zona abrangida pela unidade hospitalar.

"O hospital tem neste momento seis doentes internados nos cuidados intensivos e 30 doentes em enfermaria covid-19", referiu a clínica.

Na terça-feira, o HAL de Castelo Branco alocou 24 camas da Medicina Interna para internamento de doentes infetados pelo SARS-CoV-2, que se juntaram às 22 disponibilizadas anteriormente e cuja ocupação é total.

Outros 12 doentes estão no domicílio a ser seguidos pela Unidade de Hospitalização Domiciliária do HAL que está sediada no serviço de Medicina Interna.

"O HAL está ainda com capacidade. Temos muitos utentes internados. O serviço de Urgência e de Medicina Interna estão com uma pressão muito grande", disse.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.899.936 mortos resultantes de mais de 88 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 7.590 pessoas dos 466.709 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PUB

PUB

PUB

PUB